8 livros de plantas medicinais de A a Z em pdf grátis

Plantas medicinais são muito importantes para a saúde, se usadas da maneira certa estando informados sobre elas. Algumas são tóxicas, outras são bem benéficas à saúde, outras não tem efeito algum se usadas de maneiras erradas. Devemos antes de tudo buscar conhecimento com quem realmente entende do assunto antes de mexer com essas que são fontes de princípio ativo para a fabricação de remédios. Listamos abaixo alguns livros grátis que você pode ler, basta baixar (fazer download) para seu computador e abrir, acessando pelas imagens abaixo.

Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem

Este é um livro .pdf feito pela Divisão Técnica da Escola municipal de Jardinagem, apesar de ser um livro de Plantas Medicinais. É disponibilizado pela Prefeitura de São paulo, da Secretaria do Meio Ambiente. É rico em informações que vai desde o manejo sustentável, histórico, identificação de plantas em meio à floresta, intoxicações e procedimentos a serem tomados. Feito pela escola de jardinagem, ele aborda também o plantio de hortas de plantas medicinais, também uso dessa planta em paisagismo. Realmente um livro abordado por quem entende do assunto.

Ensinando sobre plantas medicinais na escola

Esse aborda de forma mais sucinta e exploração desse nicho para educação de crianças. Existe até diversas escolas que detém de hortas para os alunos aprenderem a plantar, e ainda essas hortaliças são usadas na própria merenda escolar. Aqui está um livro bom para ensinar às crianças sobre isso. Além de ensinar a implantação de uma horta caseira, ainda informa sobre os princípios ativos das plantas. É uma iniciativa do CEPLAMT – Centro Especializado em plantas aromáticas, medicinais e tóxicas da UFMG.

Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica

Livro feito dedicado aos ribeirinhos da Amazônia que vivem do que plantam e do que colhem. Livro feito por pessoas que detém de grande conhecimento da Floresta Amazônica, e que viveram pelas imediações do Acre. Basicamente ele expõe as espécies frutíferas de lá e aborda também sobre sua nutrição nos seres humanos. Você vai ver muitas palmeiras como o babaçu, e outros tipos como também o Açaí, mas não se limita a isso. Esse livro é vinculado a Faculdade de Ciências Agrônomas da Unesp.

Plantas Medicinais e Fitoterapia na Atenção Básica Ministerio da saude

Livro bem feito do Ministério da Saúde, aborda as plantas medicinais para que o cidadão complemente o uso delas para melhorar sua saúde. Ele serve para a população leiga que quer saber como usar, e também para treinar agentes de saúde para aconselhar a população sobre o uso dessas plantas. Termina falando sobre o uso de fitoterápicos, aqueles medicamentos naturais feitos com princípio ativo de plantas. É da BVSMS – Biblioteca virtual em saúde do Ministério da Saúde.

Caderno das nossas plantas medicinais – instruções práticas e preparações

Esta literatura aborda de forma resumida e prática, formas desde a colheita do material utilizado, o procedimento feito com as plantas, as melhores partes das plantas a serem colhidas e o preparo de chás, lambedores, xaropes, tintura, pó, óleo essencial, enfim uma variedade de procedimentos a serem feitos que se feito sem ter as informações necessárias, pode acabar com sua solução. Um bom exemplo é de que não se deve colocar água na tintura feita com babosa com mel e Vodka para não apodrecer rapidamente, e outras dicas. Essa publicação é parte do Programa de Extensão: “Divulgação das Plantas Medicinais, da Homeopatia e da Produção de Alimentos Orgânicos”. Universidade Federal de Viçosa / Departamento de Fitotecnia

Plantas medicinais, cultivo e manipulação – EMBRAPA

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Tem uma livraria – EMBRAPA onde vende seus conhecimento em forma de livros. Este é um bom livro, junto com outros que tem lá, mas aqui eu só podemos colocar o resumo inicial do livro, junto com o índice. Como outros livros, ele aborda primeiro o histórico das plantas, usos, como começaram a ser usadas, manuseadas, para depois passar pela prática de cultivo de plantas medicinais. Seguindo, vem a parte de manipulação, onde o leitor aprende como se faz uma farmácia caseira extraindo todo o tipo de princípios ativos para fazer xarope, extratos, e segundo como é o efeito no organismo desses micronutrientes. Aborda também as principais doenças e métodos para curar.

Plantas que curam – Hugo Caravaca – ICMBIO

De todos, acho que esse é um livro mais simples, pois ele dá o nome da planta e depois cita algumas características sem se aprofundar muito. Em outras partes do livro, também fala das doenças e suas principais curas com produtos medicinais. É do site do ICMBIO, – Instituto Chico Mendes  vinculado ao MMA – Ministério do meio ambiente.

Plantas medicinais coletânea de saberes

Assim como os outros, esse aborda as plantas medicinais desde o histórico, usos etc. Ele dedica um capítulo para cada assunto, no final ainda mostra fotos de algumas plantas. O livro tem um ótimo projeto gráfico. Não é vinculado a nenhum órgão do Meio ambiente, mas tem referências bibliográficas no final.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de maio - 2015 às 19:20

comments

6 Comentários

  1. dr. RONALD LENZ PEREIRA junho 30, 2015
  2. António agosto 3, 2015
  3. rocio dezembro 3, 2015
  4. EDISON julho 10, 2016
  5. Suely Aparecida do Carmo Gonçalves agosto 15, 2016
  6. Fernando do N. Marcos dezembro 27, 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.