Nos Estados Unidos, esta planta é importada de países que a produzem como a Colômbia. Ela é originária da América do Sul e Andes. Em suas terras de origem, eles usam mais para fazer molhos frescos de forma semelhante ao uso do tomate, aqui usamos mais para fazer sucos, geleias etc. Já está se alastrando pelo Brasil, onde em algumas residências pessoas tem em seu próprio quintal, porém ela está também sendo usada em larga escala para a venda por agricultores, por causa do seu alto preço de venda, ser muito procurada no Brasil para curar doenças, e também ser fácil de plantar, assim como a vantagem de poder ser toda aproveitada (é mais usado o fruto da planta, mas a planta toda pode ser usada como planta medicinal).


Nome científico
Physalis angulata (mas existem outras espécies que são cultivadas na América, Europa e Ásia)

Outros Nomes

Juá-bravo, Camapum, Saco-de-bode, Mulaca, Joá, Joá-de-capote, Bucho-de-rã,, Bate-testa, Mata-fome


Família
Solenaceae (Solenáceas)

Características

  • Fruta pequena e redonda que se dá em uma árvore colombiana, cuja fruta é envolvida em uma cápsulas (casulo em formato de cálice) que ajuda a conservá-la naturalmente até a colheita. A fruta possui uma cor verde, amarela, alaranjada ou vermelha, dependendo do estado de amadurecimento e da espécie. São delicadas e redondas, parecendo bola de gude.
  • A planta é um arbusto ereto e ramificado.
  • Cresce até 2,5 metros de altura
  • Arbustiva

Componentes Químicos

Vitamina A, C, Fósforo, Ferro, Flavonóides, Alcalóides, Fitosteroides, Cálcio.

Estudos indicam que nesta planta foi encontrado algumas substâncias químicas nunca antes encontradas na medicina.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

DepurativaHipoglicêmica

Age como estimulante do sistema imunológico, ajudando pessoas a evitar gripe e doenças oportunistas, como acontece em pessoas com AIDS, crianças e idosos e gestantes, que tem o sistema de defesa do corpo mais fraco que os demais.

Leia também: Melão de São Caetano cura HIV / AIDS e Câncer

O óleo essencial extraído da planta tem propriedades antimicrobianas comprovado cientificamente. Um estudo feito com a Physalis justificou os efeitos da planta como com propriedades antimicrobianas, sendo útil no tratamento de feridas, problemas digestivos, intestinais, doenças de pele (urticárias), e outras que ocorram infecção. Foi exposto ao óleo essencial das partes aéreas da raiz alguns agentes microbianos e vários deles foram neutralizados.

Outros estudos feitos em camundongos atestaram a ação hipoglicêmica leve, em que eles foram alimentados com água da raiz.

Partes usadas

Folhas e frutos e raízes


Como usar / Chás e receitas

Consumida in natura, para fazer molho, doce, compota, geléia, licor, sorvete, suco, bombom, etc.


Pra que serve? (indicações)

BexigaCâncer Câncer são vários tipos de doenças, seja no reto, seja na boca, seja no pulmão que ocorre no tecido quando o crescimento desordenado de células começa a invadir os Saiba mais...colesterol altodiabetesdor de gargantador de ouvidoFebre Aqui denominada febre de origem obscura, ou desconhecida acontece quando não se sabe a causa. Quando é medida no paciente com quantos graus ele está e acusa a partir d Saiba mais...Fígadoicteríciainfecção urináriainsuficiência renalPelereumatismoRinsÚlcera Péptica Perda de tecido no trato digestivo, estes que estão em contato com a secreção do estômago. Pode ter surto e calmaria da doença. A causa é os mecanismos de defesa do Saiba mais...

    Sabor e aroma

    Doce e ácido (azedo)


    Compra e armazenamento

    Pode comprar as sementes pela internet em sites especializados em agricultura. Muitos dos kits já vem com uma apostila e livro para ensinar como se planta. As sementes são melhoradas geneticamente por meio da seleção artificial, onde se escolhe as plantas melhores para colher as sementes.


    Localização

    Colômbia e Regiões Amazônicas, América do sul e Andes. Nestas regiões, principalmente na Colômbia, a Physalis é bastante explorada para plantio e consumo, porém há dúvidas sobre a verdadeira origem da planta.


    Cultura e como plantar

    • Para começar a germinar é fácil, porém o tempo de germinação é demorado, se comparado com outras hortaliças.
    • Ela tolera ambientes quentes e se dá bem no Brasil, e também tolera ambientes frios. Na hora de plantar não exagerar na umidade ou não plantar em locais que haja muita chuva para não ocorrer a podridão da raiz ou doenças fúngicas acometam a Physalis.
    • Plantar em solo fértil
    • Tolera PH entre 5,5 e 6
    • Plantar em 1 hectare
    • O solo deve ser mantido com uma temperatura considerável e se for muito frio, a semente não vai germinar direito.
    • É uma planta de fácil manejo, e o agricultor pode aproveitar muito gerando bons lucros. Com uma simples busca dá pra se achar kits  que vem as sementes já com os livros.
    • Use gotejamento como irrigação
    • Vá em uma loja agropecuária e pergunte quais os melhores defensivos agrícolas para a planta.
    • Doenças como broca pequena, tripés e ácaros podem acometer a planta.

    Começar plantando em bandejas de isopor com 128 células podendo ser copo de plásticos de 300 ml para quem não tem material. Se for plantar ela direto em terra, vai ocorrer de algumas não germinarem, e também plantando em células móveis, fica fácil de controlar a temperatura e condições ambientais propícias. Também um problema que acontece é quando planta direto no solo, é que elas podem entrar em fendas no solo, inviabilizando o desenvolvimento da Physalis. Colocar 1 semente por célula / copo. Após plantar, transplante ela para o local definitivo quando tiver com 25 / 30 cm de altura plantando com 30 cm de distância uma da outra. Coloque uma estaca do lado da planta e amarre para ela crescer – 0,8 metros de distância entre as plantas – 2 metros entre a linha. 4 meses após o plantio a planta já está produzindo e cada uma dá uma quantidade considerável de frutos, cerca de 3 quilos.


    Mais sobre esse assunto

    Sinônimos: Physalis capsicifolia, Physalis lanceifolia, Physalis ramosissima


    Fotos:

    physalis angulata

    Physalis – Planta medicinal

    Última atualização: 23 de junho - 2015 às 4:19
    Lista das plantas medicinais de A a Z

    Continue lendo mais plantas com letra "p"

  • Pau-pereira
  • Piteira (agave)
  • Pinha (fruta do conde)
  • Pau sangue (de Dragão)
  • Picão preto
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter