É muito conhecida por ser uma erva que é usada no tratamento de doenças ginecológicas, ou seja, doenças da mulher. O principal uso do Pé-de-leão é para regular a menstruação e diminuir o fluxo intenso, também para auxiliar no pós-parto. Ela é originária de regiões do Norte da Europa e de regiões montanhosas do sul da Europa. Recentemente tem sido usada como planta ornamental em arranjos, jarros e jardins.


Nome científico
Alchemilla xanthochlora

Outros Nomes

alquemila


Características

Suas flores são bem pequenas. Costumam aparecer no fim da primavera e início do verão. Elas podem ser colhidas como as folhas. Nos EUA é chamada de lady’s mantle, que quer dizer “manto de senhora”, por causa do formato das folhas dela. Cresce cerca de 60 centímetros. É perene, arbustiva e tem porta-enxerto fibroso. Pode se espalhar por até 50 centímetros. O seu caule é comprido. As partes mais usadas na planta são as partes aéreas.


Componentes Químicos

Taninos, princípio amargo, saponinas, fitoesteroides, óleo volátil, ácido salicílico.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteAnti-inflamatóriaCicatrizanteDigestivaEmenagoga

Ela tem ação adstringente (diminuindo as secreções) reguladora menstrual, auxilia a digestão, é cicatrizante e anti-inflamatória.

Como usar / Chás e receitas

Para curar diarreia aguda e gastrenterite, cólica, e fluxo menstrual intenso, tomar uma xícara de infusão cinco vezes por dia. Tome 30 gotas da tintura três vezes ao dia para regular ciclo menstrual. Misture com erva-são-joão para aliviar as cólicas. Use a infusão como loção para aliviar dor de garganta, aftas e laringite. A pomada feita com pé-de-leão é eficaz contra coceira e corrimento vaginal aplicando durante o período noturno.



Cultura e como plantar

Para quem quer plantar o Pé-de-leão, saiba que ela é uma planta resistente e perene. Desenvolve-se em solo úmido e que seja bem drenado. Que tem sol direto ou sombra parcialmente. Ela espalha-se com facilidade e deve ser semeada direto no solo na primavera ou no verão. Na natureza, podemos encontrar ela no norte, na Europa, em regiões montanhosas da Europa central e sul. Na hora da colheita, pode ser colhida no verão.


Fotos:

pe-de-leao

Última atualização: 26 de maio - 2014 às 21:46
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "p"

  • Pau-pereira
  • Piteira (agave)
  • Pinha (fruta do conde)
  • Pau sangue (de Dragão)
  • Picão preto
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter