Óleo de cravo (da Índia) e seus benefícios

O cravo da planta Eugenia aromaticum e E. caryophyllata (planta nativa da Índia) é muito conhecido pela comunidade científica por ter uma substância chamada Eugenol, a mesma que dá à ela o aroma forte, que tem ação anestésica quando coloca-se na boca , por exemplo. Usa-se o óleo dela porque é mais forte e encorpado do que o cravo em si, mas mesmo o cravo quando usado já dá pra sentir seus efeitos. Aqui você vai conhecer alguns benefícios do óleos de cravo para a saúde.

É uma árvore perene que nela é encontrado um botão pequeno de flor, ele é posto para secar e usado para produzir o óleo para curar várias doenças, mas no que ele é mais usado é para curar dor de dente.

planta-cravoÉ rica em Sais Minerais, Ferro, Vitamina A e C, Cálcio, Fósforo, Potássio e inúmeras outras substâncias.

O óleo de cravo é usado por pessoas para tratamento do câncer e hepatite viral, mas já existe declarações de órgãos de saúde dos EUA que não há evidência científica de que ele aja no organismo para combater ou evitar.

Usa-se para matar as bactérias presentes na arcada dentária, pois além de analgésico, ainda é anti-bacteriana e evita cárie, sendo usada largamente pela indústria de produtos para os dentes. Mas ele como é muito forte, deve-se ter cuidados no uso pois sua superdosagem pode levar à efeitos secundários negativos como problemas no fígado e no pulmão. Mas usá-lo em quantidades seguras não traz problema.

Óleo de cravo vidro recipiente

Embalagem de óleo de cravo

As pessoas usam no dente, embebendo um cotonete esterilizado e aplicando na área afetada suavemente.
Já foi feito até testes por cientistas para saber da sua eficácia, aplicando em uma área da gengiva de pessoas, comparando-se com outra substância, o óleo de cravo e ele ganhou; mostrou-se mais anestésico que a outra substância.

Diz-se que ele melhora mais as dores em dentes se estas forem causadas por cárie.

Já o gel, também é vendido e também pode ser usado para curar dor de dente, mas esse como é muito forte, é preciso aplicar dentro da cavidade do dente onde dói, e não na gengiva, para não irritar o tecido que é frágil e só deve ser usado uma vez.

o Óleo de cravo tem inúmeros benefícios (e malefícios também, cuidado) à saúde. Além de dor de dente, pode-se usar para outros sintomas.

Benefícios do Óleo de Cravo

cabeça cravo

Cravo

Infecções: Qualquer mazelada pele como frieira, micose, infecções fúngicas, sarna, coceira, picadas de insetos pode ser usado o óleo de cravo, mas por causa de ser tão forte, é recomendado usar ele diluído para aplicar na pele. Não pode ser usado por pessoas que tem alergia e pele muito sensível.

Estimula o cérebro: Usado como aromaterapia, o cravo estimula a memória e aguça os pensamentos, fazendo a pessoa ficar mais concentrada facilmente. Também é bom para relaxar e aliviar tensão e estresse.

Dor de cabeça: Dor de cabeça tensional pode ser curada com cravo. Por causa de sua ação no sistema circulatório, a pessoa pode usar ele aplicando com um pano limpo na testa para a circulação sanguínea ficar mais livre e trabalhando melhor.

Perfumaria e aromaterapia: O óleo de cravo pode ser combinado com diversos outros tipos de óleo, bem como ser usado puro na aromaterapia. Ele tem um cheiro muito forte bem agradável, que da pra ser sentido de longe. Também torna o ambiente mais com agradável e aguça os sentidos.

Cigarros: No mundo todo é fabricado cigarros que contém cravo. Geralmente quando pessoas fumantes com um cigarro desses em ambientes, o cheiro é muito forte e incensa tudo. Mas é preocupante, pois como o cravo é muito forte, e as pessoas fumam respirando a fumaça, ela pode ser mais forte e trazer mais danos à saúde, mas se acha que por causa dos benefícios do cravo, ele possa fazer com que anule o efeito maléfico da nicotina, mas não, mesmo assim faz mal e é cancerígeno o cigarro de cravo. (como parar de fumar)

Repelente: Como o óleo é muito forte, algumas pessoas usam ele colocando algumas gotas em lençóis antes de dormir para espantar insetos. Outras também aplicam à pele para o cheiro espantar insetos. Mas se for usar na pele dilua em outro líquido (como o óleo de calêndula, por exemplo) para ele ficar mais fraco e não irritar a pele.

Cheiro de insosso:  Depois de fazer aquele peixe na cozinha, ou fritar o fígado, ela ficar impregnada com aquele odor desagradável. A pessoa poder usar alguns incensos para o cheiro do cravo substituir o cheiro ruim que ficou na cozinha.

Aumenta a libido: As pessoas usam uma gota de cravo em suas bebidas para beber e ficar com mais desejo sexual.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de janeiro - 2014 às 14:45

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.