O Oleandro é uma planta ornamental tóxica que dá um látex principalmente nas suas folhas. Já foi usada no passado para tratamento no coração, mas hoje em dia seu uso é controverso e não indicada para humanos. Vários acidentes já aconteceram, alguns até fatais. Para fins ornamentais é uma boa opção visto que é uma planta que dá flores cor-de-rosa que são bonitas quando se destacam com o verde. Ao plantar em jardins cuidado com crianças que podem pegar as folhas e colocá-las na boca pois se uma folha pode matar uma pessoa de 80 kg, um pedacinho pode fazer muito mal a uma criança.


Nome científico
Nerium oleander

Outros Nomes

Espirradeira, Oleandro, Aloendro, Alandro, Louro-rosa, Rododendro


Família
Angiospermae - Apocynaceae

Características

Uma planta arbustiva que pode chegar até 4 metros de altura, também considerada uma arvoreta quando não tem muitas folhas. Suas folhas são lactescentes, ou seja, tem látex. Quando rompidas dá pra ver o líquido branco que sai, o qual é extremamente tóxico. As folhas também tem aparência longas e estreitas, e sua cor é de um verde escuro bem vivo. São acuminadas e lisas. Cada uma pode chegar até 14 cm de comprimento, porém algumas não chegam nem a 7cm.

Já as flores do Oleandro são simples com um tom rosa bem vivo com aparência enrugada ou dobrada, odoríferas, com um cheiro característico reunidas em panículas terminais. Apesar da cor ser rosa, algumas variações podem ter outras cores ou outros tons de rosa, no que depende também da forma do plantio. Os frutos são encapsulados. E como invaginados (como vagem).


Componentes Químicos

Glicosídeos Cardioativos, Oleandrina, Flavonóides, Ácido betulínico, Ácido cumárico, Galactana


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Abortiva
  • Em baixa concentração, estimula o coração e em alta, deprime.
  • Experimentos em ratos mostraram atividade abortiva, provocando expulsão do feto.

Partes usadas

Folhas


Como usar / Chás e receitas

Seu uso como planta medicinal é muito controverso visto que é uma planta tóxica e usada como abortiva. Na maioria dos casos, a mãe e o feto morrem juntos. No passado, quando não se tinha muitos estudos e que não se sabia que essa planta estava ligada à morte, era usada para tratamento de insuficiência cardíaca e aborto.

Hoje em dia algumas pessoas ainda arriscam a sua vida usando o seu chá para provocar aborto, o que não é indicado. Algumas pessoas também tratam doenças externas tanto com a folha esfregando como o chá também passando no local em compressa, para escabiose, abcessos e tumores, principalmente com a folha esquentada e machucada aplicando no local.


Pra que serve? (indicações)

Abcessos É quando se forma pus nos tecidos, órgãos, espaços confinados no corpo e pode ser ocasionado por diferentes espécies de microoganismos. Ela pode começar com um tipo Saiba mais...AbortoAntitumoralCitotóxicaDepressivaDepressoraEscabioseEspasmódicaEspasmolíticaInsuficiência cardíacaTumores

Cuidados no uso e advertências

Provoca alguns efeitos colaterais, principalmente se a pessoa entrar em contato com o látex, entre eles: Salivação, Náuseas, Ardor na boca, Vômito, Dor de barriga, Queimação, Diarreia, Tonturas, Dor no coração, Morte.


Localização

Brasil – Estados Unidos – Mediterrâneo – África


Mais sobre esse assunto

Sinônimos: N. indicum Mill., N. odoratum Lam., Nerium odorum Sol., Nerium verecundum Salisb.


Fotos:

oleandro toxica

Oleandro – Planta tóxica – Foto: Marco_ask

Última atualização: 29 de setembro - 2015 às 11:42
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "o"

  • Oleandro
  • Oiticica
  • Orégano (manjerona)
  • Olmo vermelho
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter