Mangabeira é uma planta de Cerrado que se dá no Brasil e é muito requisitada pela população local de onde ela ocorre para a obtenção do fruto para fazer um suco, ou outros produtos derivados para a venda como o sorvete. Mas não é só o fruto que é requisitado, recentemente pesquisas indicaram que a mangaba pode ser uma grande aliada para o controle da hipertensão por causa da ação vasodilatadora e outras ações no organismo (consultar tabela abaixo), principalmente o extrato das folhas e das cascas. Porém requer muito cuidado, tendo que perguntar ao médico como fazer e se pode.


Nome científico
Hancornia speciosa

Outros Nomes

Mangabeira, mangabinha do Norte


Família
Apocynaceae

Características

  • Arbustiva
  • Caule rugoso e áspero
  • Folhas lanceoladas
  • Fruto: Piriforme, viscoso de polpa acidulada. São amarelos e ficam corados e alaranjados quando vão ficando maduros. O que se chama mangaba é o fruto, a planta é mangabeira.
  • Ramos em círculos

Componentes Químicos

Ferro, Vitamina: A, B1, B2, C


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AnticatarralDigestivaHepáticaLaxantePurgativaVasodilatadora

O suco leitoso da polpa dela madura é muito usado para afecções do pulmão ou feridas internas, úlceras, gastrite, etc. Ao se usar com as sementes juntas, pode ocorrer um efeito purgativo.

Partes usadas

Folhas, frutos e raízes (não usar quando estiver verde)


Como usar / Chás e receitas

Fazer um chá com as folhas e beber. Picar folhas de mangaba, colocar 1 colher em 2 copos de água, ferver por 10 minutos e beber para casos de gripe. Esse chá pode ser usado para acrescentar mais água e fazer um banho para coceira, urticárias, feridas na pele, etc. Fazer o mesmo chá sendo que com a casca tem um efeito maior.

O uso da mangaba pode se bom para controlar pressão alta, porém com auxilio do médico.


Pra que serve? (indicações)

Anti-ulcerogênicaBaçocolesterol altoCólicasdiabetesErupções cutâneasFígadoicteríciapressão altaPulmãoTuberculoseÚlcera Péptica Perda de tecido no trato digestivo, estes que estão em contato com a secreção do estômago. Pode ter surto e calmaria da doença. A causa é os mecanismos de defesa do Saiba mais...

Cuidados no uso e advertências

Um adendo: Todo cuidado é pouco na administração desse chá. Pode ser perigoso para a sua saúde tomar este chá (feito com as folhas e pedaços das cascas do tronco) indiscriminadamente, portanto, considere fazer um chá fraco acrescentando mais água.

Não consumir verde pois o leite chamado Manguaicy, quando consumido pode matar, acarreta torpor e uma grande intoxicação.


Culinária

Ela é bem azeda, tem um gosto bem peculiar e gostoso, bem doce e é muito usada para fazer suco no Nordeste para acompanhar o almoço ou tomar no lanche.


Localização

Cerrado e Caatinga (Regiões de Savana com poucas plantas grandes distribuídas em clima seco) e regiões litorâneas do Brasil.

Em alguns estados do Brasil, principalmente Sergipe, é utilizada para a fabricação de sorvete. Lá é também o estado que mais produz mangaba para distribuição.


Fotos:

mangaba frutos APNE CNIP

Mangaba – Frutos Foto: APNE / CNIP

Última atualização: 8 de junho - 2015 às 16:02
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "m"

  • Mulungu da Caatinga - Erythrina velutina
  • Mulungu (Canivete) - Erythrina dominguezii
  • Manga
  • Manacá (Brunfelsia uniflora)
  • Milona - Cissampelos sympodialis
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter