É usada como planta ornamental mas também pode ser usada como planta medicinal devido a sua riqueza em óleo volátil.


Nome científico
Aloysia triphylla

Características

É bastante aromática, por isso também é usada na indústria de perfume. Suas flores são pequenas e podem ser brancas ou violetas e aparecem mais no verão. É indicado colher as folhas da plantas para fins medicinais no verão e é nessa época que as flores brotam. As folhas podem ser destiladas para extração de óleo de essência que é usado em aromaterapia. O caule não se dá muito bem no frio, por isso não plantar ela em regiões onde não tenha sol aberto.

 


Componentes Químicos

Óleos voláteis como citral, geraniol, e nerol.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AntiespasmódicaCarminativaColeréticaFebrífugaFungicidaHepáticaSedativa

É uma planta que proporciona vigor e relaxamento ao ser humano. Ela tem ação sedativa no organismo, também é carminativa (reduz flatulência e demais desconfortos gástricos), anti-espasmos, diminui a febre, e estimula o fígado e vesícula biliar. Há relatos de que a Limonete combate a Candida Alicans (candidíase). Se usar altas doses da Limonete, ou por usar prolongadamente, pode causar irritações no estomago. Não se expor ao sol depois de usar o óleo essencial da planta na pele.

Partes usadas

As partes usadas para fins medicinais são as folhas e óleo essencial.


Como usar / Chás e receitas

Por infusão: A infusão pode ser usada na medida de 1/2 colher de chá das folhas para 1 xícara de água. É para tomar depois das refeições para evitar flatulência, e se tomado à noite, combate insônia. Para melhorar do fígado, é só adicionar algumas folhas de dente-de-leão. Óleo para massagem: É difícil encontrar o óleo essencial da limonete, o óleo puro, geralmente ele vem com misturas. Se encontrar, pode colocar 5 gotas dele em 15 ml de óleo de amêndoas, para massagem que combate insônia, depressão, indigestão entre outros problemas referentes à tensão. Banho: Para aliviar estresse e tensão, diminuir depressão e relaxar, adicione uma xícara da infusão padrão da planta dentro da banheira.



Culinária

É usada na culinária para dar um toque especial cítrico às comidas.


Sabor e aroma

Apesar de não ser rica em vitamina C, ela tem um sabor cítrico.


Localização

É originária de regiões montanhosas do Chile e Argentina. Na natureza ela não é encontrada fora da América do sul.


Cultura e como plantar

Limonete cresce até uma altura de 3 metros e também se espalha por 3 metros.A planta gosta de exposição direta ao sol, não parcialmente e que o solo esteja úmido e bem drenado. Para propagar a plantar, pegue um pedaço de caule que não seja muito fibroso e propague no verão. Não aguenta climas muito frios. Se você estiver no inverno, há algumas soluções para se plantar ela nesse clima. É só podar e colocar uma flanela em cima, por um período de tempo no dia, ou cultivar dentro de casa ou em estufas.


Mais sobre esse assunto

(Outra postagem sobre a Limonete)


Fotos:

Plantação de limonete

Última atualização: 26 de maio - 2014 às 21:54
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "l"

  • Língua-de-tucano
  • Laranja amarga
  • Laranja (frutas cítricas)
  • Lúcia Lima
  • Levístico
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter