Frutas cítricas são qualquer espécie do gênero Citrus. Falaremos das principais especiarias cítricas. Apesar de ser uma fruta ácida, pode-se usá-las secas em comidas.

Em todo o mundo se usa frutas cítricas em comidas para adicionar acidez à ela. Há países que usam mais as cascas das cidras pequenas (yuzu), outros usam cascas de laranja ou tangerina,  limão-taiti desidratados, limão -galego, cidra-japonesa. Frutas e cascas de laranja azeda são usados em líquidos em conservas.

Aqui no Ocidente nós usamos principalmente o suco e as raspas por causa de sua acidez, principalmente em bolos e sobremesas. Limões são conservados em seus próprios sucos. As partes do fruto mais utilizadas na culinária são a casca e o suco.


Nome científico
gen Citrus

Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Antiescorbútica

Culinária

Pode-se usar o limão com azeitonas verdes em carne assada e frango.

Faça um suco salgado para usar em salada como molho.

casca é desfiada e fica marrom quando seca. Geralmente ela é vendida assim, mas se quiser secar em casa é só pegar uma laranja ou tangerina e depois de comer, retirar os resíduos internos, deixar só a casca, colocar em um lugar (pode ser dentro da sua cozinha) pendurado por 5 dias. Depois de mais um tempo ela melhora o sabor.

Limões desidratados são bons para usar em pratos exóticos. Eles são perfurados e adicionados inteiros na comida.

É feito Mojo na América do Sul com suco de limão-taiti, grapefruit ou suco de laranja-azeda, e nele é adicionado vários tipos de especiarias, frutas, alhos. ervas, etc. Pronto o Mojo, eles são adicionados em peixes, carnes, molhos de saladas, marinadas etc.

Limas de Omã é usada em peixes, aves, guisados, pilafes e guisados de carneiros.

Limas desidratadas dão certo com cardomomo, pimenta-da-jamaica, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, coentro, gengibre e canela.

Deixa-se a casca da tangerina de molho em água morna por 15 minutos depois picada e colocada em pratos de proco ou refogados.


Sabor e aroma

Cidra-japonesa: Cheiro delicado.

Limão-taiti desidratado: Cheiro azedo. Eles inteiros tem cheiro mais fraco.

Casca de laranja: Cheiro forte da fruta e sabor acre.


Compra e armazenamento

Encontre o Yuzu no Japão e em casas especializadas em especiarias de produtos japoneses. Lá também encontre as cascas desidratadas.

Cascas de laranja azeda e limões em conservas encontre em lojas de especiarias.

Guardando em potes bem fechados, dá pra conservar por muito tempo.


Cultura e como plantar

De novembro a janeiro pode se colher diversas espécies. Geralmente elas chegam às lojas de janeiro para fevereiro, isso as espécies finas, que são mais para usarem pratos exóticos, mas as laranjas convencionais dão o ano todo podendo ser encontradas em supermercados e feiras.


Fotos:

laranja

Última atualização: 13 de junho - 2014 às 3:27
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "l"

  • Língua-de-tucano
  • Laranja amarga
  • Laranja (frutas cítricas)
  • Lúcia Lima
  • Levístico
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter