Planta medicinal que promete a cura do câncer, apesar de não ter comprovação científica. Existe relatos antigamente em terras Amazônicas que muita gente foi curada de câncer principalmente do pulmão (apesar de que pode ter sido confundido com tuberculose). Essa planta dá um leite que é usado para fazer uma loção para a cura.

Há muito tempo, no século passado, existe relatos de que muita gente usou, mesmo sem comprovação cientifica, a janaguba para a cura do câncer tendo resultados. Há casos de pessoas que até de câncer de pulmão (câncer este que mais mata no mundo) ele inoperável, usava a erva e foram curados. Depois da fama, muita gente de todo o país estava querendo a planta para fazer o remédio milagroso, vindo até estudiosos estrangeiros para estudar a planta. Ela também foi muito exportada para fora da Amazônia depois disso.


Nome científico
Himatanthus drasticus (Mart.) M. M. Plumel

Outros Nomes

Janaúba, Jasmim-manga, Sabeúna, Sucuuba, Tiborna, Raivosa, Dona Joana


Família
Angiospermae – Apocynaceae

Características

  • Arvoreta (pequeno porte)
  • Pode chegar até 7 m de altura
  • A quantidade de folhas vai aumentando à medida que vai chegando na ponta dos ramos
  • Tronco leitoso
  • Folhas: Ovais e verde escuro, semi-coriáceas que soltam leite, assim como os troncos
  • Flores: Brancas que na ponta dos ramos se ramifica vários outros ramos para dar origem às flores que são pequenas. Inflorescências terminais.
  • Frutos: Dois folículos curvados. Tem forma de uma banana, fina na ponta e mais grossa no meio. São de cor escuras fora, e claras na parte interna. Pode chegar até 20 cm de tamanho. As sementes estão dentro do fruto, são achatadas com cerca de 3 cm de diâmetro.

Componentes Químicos

Glicosídeo iridoide plumeride, Açúcares, Triterpenoides


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Partes usadas

Látex, Cascas (o leite sai das folhas e do caule)


Como usar / Chás e receitas

Rasgar a casca do tronco, fazer um ferimento de 10 x 30, mais ou menos, e com uma colher drenar o leite para uma vasilha. Prefira uma árvore grande, já com quase 7 metros, que é seu limite. Colocar em uma garrafa e misturar com água. Guardar em um ambiente seco e arejado, de preferência frio e você vai notar depois de algum tempo que vai formar uma crosta rosa na parte de cima e na parte de baixo vai ficar o látex branco. Tomar uma xícara pequena 3 vezes por dia (faça por sua conta e risco pois esses relatos não tem comprovação científica), mas na Amazônia eles até vendem na feira essa preparação para a cura do câncer.

Esse leite (da planta) pode ser usado tanto para fazer bebidas curativas internas quanto para passar em machucados e luxações. Em uso tópico também pode ser feito pelas cascas. Assim como os índios dessas regiões onde a planta é nativa fazem, pode ser usada deixando o látex para secar e usar em feridas fazendo o pó, arranhões e etc. ou usar ele fresco mesmo. Lá tem um empesto conhecido como bicheira que a janaguba cura também.


Pra que serve? (indicações)

Câncer Câncer são vários tipos de doenças, seja no reto, seja na boca, seja no pulmão que ocorre no tecido quando o crescimento desordenado de células começa a invadir os Saiba mais...Febre Aqui denominada febre de origem obscura, ou desconhecida acontece quando não se sabe a causa. Quando é medida no paciente com quantos graus ele está e acusa a partir d Saiba mais...gastriteherpesinfertilidadeMachucadosTuberculoseÚlcera Péptica Perda de tecido no trato digestivo, estes que estão em contato com a secreção do estômago. Pode ter surto e calmaria da doença. A causa é os mecanismos de defesa do Saiba mais...vermes

Localização

Nativa das Guianas, Amazônia, passando pelo Ceará até a Bahia.


Mais sobre esse assunto

Antes: Plumeria drastica Mart.

Existe outra espécie chamada Himatanthus sucuuba (Müll. Arg.) Woodson que é da Amazônia e é bem utilizada por lá, em vez dessa nossa espécie descrita nessa página, porém, é do mesmo gênero, tem todos os mesmo benefícios, só mudando algumas particularidades e características na planta.

Existe outras espécies como a H. phagedaenicus que se dá no sul, e a Plumeria rubra que dá no Havaí, mas vamos focar nesta da Amazônia que é mais fácil de encontrar.


Fotos:

janaguba janaúba

Janaguba

 

Última atualização: 9 de abril - 2015 às 10:21
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "j"

  • Junça (Tiririca amarela) - Cyperus esculentus
  • Jarrinha (Cipó-mil-homens)
  • Jaborandi (Pilocarpus microphyllus)
  • Jaborandi (Pilocarpus pennatifolius )
  • Janaguba (Janaúba)
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter