Esta planta é “irmã” do Jaborandi legítimo Pilocarpus microphyllus, e seus efeitos no organismo são parecidos com a outra, sendo que esta pode provocar intoxicação se usada de forma errônea. Ela é estudada desde os tempos antigos no século XVI, quando descobriram suas propriedades e foram usadas para diminuir os sintomas de intoxicação e envenenamento. Sua principal substância é a pilocarpina e vem sendo estudada extraindo esse composto químico da planta para uso na medicina, e seu principal efeito está em abrir os poros e promover a circulação e a secreção no local.


Nome científico
Pilocarpus pennatifolius Lem.

Outros Nomes

Pimenta de cachorro, Cataí-guaçu, Ibirataí, Jaborando-manso, Jaborandi de pernambuco


Família
Angiospermae - Rutaceae

Características

  • Arbustiva
  • Pode ter entre 2 a 3 metros de altura
  • Ramificada
  • Folhas: Pinadas, Compostas, Folíolos glabros, Coriácea. É bem aromática. Pode ter de 8 a 15 cm de comprimento.
  • Flores: Amarelas reunidas em espigas terminais e axilares.

Esta planta é muito explorada no Brasil. Existe várias espécies do mesmo gênero mas a P. pennatifolius é a mais usada para extração da pilocarpina, seu composto mais valioso. Não é de hoje, já faz tempo que esta planta é explorada e tanto que já é considerada quase extinta.

Uma planta análoga ao P. pennatifolius é o P. jaborandi, conhecida como Jaborandi de Pernambuco ou Jaborandi de folha grande. A diferença é que a folha é bem grande, e a planta abordada aqui tem uma folha menor. Isso difere por radiação adaptativa, quando a espécie muda por causa do ambiente em que ela vive.


Componentes Químicos

Pilocarpina, Iso-pilocarpina, Pilosina, Isopilosina, Pilocarpidina, Epi-isopiloturina, Epi-isopilosina, Triterpenos, Cedrelano, Óleos essenciais, Beta pinenos e outros Terpenos.

A Pilocarpina é um composto que faz melhorar a circulação capilar, porém não é garantido usar o chá das folhas para obter esse resultado.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AntiviralDepurativa

Como usar / Chás e receitas

Esta espécie de Jaborandi tem uma relação com plantas do gênero Datura (Copo de leite, Zabumba e trombeteira, entre outras). Ela é usada para neutralizar os efeitos tóxicos destas plantas, quando acontece acidentes de intoxicação, e curiosamente, as Espécies do Gênero Datura também são usadas de forma cuidadosa quando há intoxicação com este Jaborandi.

Administração do Jaborandi faz com que haja secreção por todas as vias secretórias do corpo, ou seja, você vai perceber mais saliva, mais suor, mais lagrimas, e até estimula a produção do suco gástrico (substância bastante ácida mas que o estômago é adaptado a suportar, que serve para a digestão do alimentos). Também por causa disso, é inserida na alimentação de animais para estimular o rúmen e outras funções do aparelho digestivo.

Fazer chá com as folhas e aplicar friccionando sobre o couro cabeludo.

A Administração de plantas com muita pilocarpina, como é o caso desse Jaborandi, pode provocar reações adversas como intoxicações leves, cólicas, baixar pressão, diminuir ritmo cardíaco, desacelerar a respiração. Não usar na gravidez.


Pra que serve? (indicações)

acneBoca secabronquitecaspasdesidrataçãoEnterocoliteenvenenamentoespinhasestomatiteFebre Aqui denominada febre de origem obscura, ou desconhecida acontece quando não se sabe a causa. Quando é medida no paciente com quantos graus ele está e acusa a partir d Saiba mais...glaucomagripeHidropericarditeHidropisiainsuficiência renalintoxicaçãolaringiteMióticaNeurosesPneumoniaqueda de cabeloSeborreia

Cuidados no uso e advertências

Não usar na gravidez. Usar o bom senso quando estiver usando a planta para não ocorrer problemas alérgicos


Localização

Sul e Sudeste do Brasil. Hoje é cultivada no Pará e Maranhão principalmente, para a produção industrial.


Mais sobre esse assunto

Sinônimos: P. pinnatus Mart. Ex Engl., P. trijugatus Lem., P. selloanus Engl., P. pennatifolius var. selloanus (Engl.) Hassl., P. jaborandi Holmes


Fotos:

jaborandi pilocarpus pennatifolius folhas

Jaborandi Pilocarpus pennatifolius – Fotografia – UFRGS – Djeison Fernando de Souza

Mais em: Flora digital do Rio Grande do sul – Jaborandi

Última atualização: 4 de junho - 2015 às 18:02
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "j"

  • Junça (Tiririca amarela) - Cyperus esculentus
  • Jarrinha (Cipó-mil-homens)
  • Jaborandi (Pilocarpus microphyllus)
  • Jaborandi (Pilocarpus pennatifolius )
  • Janaguba (Janaúba)
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter