É uma planta muito usada na fabricação de produtos de higiene. Seu óleo essencial (do hortelã pimenta) é muito usado em creme dental. Esta é uma das mais de 20 espécies da hortelã que existe no mundo. Há muitas espécies da hortelã porque muita gente faz a chamada polinização cruzada, processo pelo qual se faz o cruzamento para gerar uma espécie misturada uma com a outra. O cruzamento dela foi feito desde a antiguidade na Europa de onde ela é originária, e não recentemente como alguns pensam.


Nome científico
Mentha x piperita

Características

É uma planta muito forte, portanto, não deve ser usada por crianças com menos de 5 anos, sobretudo o óleo essencial que é forte. O seu óleo essencial é obtido através da destilação das partes aéreas que são as folhas, as flores e o caule. Suas folhas são tipicamente como as da menta-hortelã, tem penugem e são ovais, mas a característica marcante dessa é que elas são pontiagudas e muito estreitas. Também sua cor é mais escura que as demais. Sua cor pode ser verde-escura ou com tom roxo. Esta planta cresce até 1 metro de comprimento. Ela cresce e se espalha muito rápido.


Componentes Químicos

Os componentes do hortelã pimenta são em destaque o óleo volátil (que é o principal, de onde vem o mentol) que é característico dessa planta. Taninos. Princípios amargos, colina, triterpenos, tocoferóis e alguns flavonoides.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AnalgésicaAntieméticaAntiespasmódicaAntissépticaCarminativaColagogaDiaforéticaDigestivaVasodilatadora

A ação no organismo são, em destaque, antisséptica, analgésica, é tônica para o aparelho digestório, carminativa (melhora desconforto no estômago, bem como azia ou digestivos como flatulência). Estimula o fluxo da bile. Faz o organismo produzir mais suor. Ajuda a diminuir náuseas e vômitos. Age na musculatura diminuindo espasmos e câimbras.

Partes usadas

As partes usadas da planta são as partes aéreas, somente, que o seu óleo essencial é feito dela.


Como usar / Chás e receitas

Chá de hortelã pimenta: O chá dessa planta pode ser tomado após as refeições para melhorar a digestão. É só colocar 3 folhas secas numa xícara, colocar por cima água fervente e esperar cinco minutos. Após isso, tirar as folhas e beber o chá. Também vende em farmácia, casas de especiarias e ervas medicinais os sachês que já vem pronto para imergir em água fervente.

Infusão Chá de hortelã pimenta: Pode fazer uma infusão com folhas, flores ou galhos da hortelã pimenta para fazer o chá para todos de uma vez. Colocar 15 gramas deles em meio litro de água e depois de pronto tomar 1/2 xícara 3 vezes por dia. Serve para náuseas, evitar vômitos, flatulência excessiva, cólica e indigestão.

Loção caseira de hortelã pimenta: Consiga ou faça o óleo essencial da planta para fazer uma loção e usar na pele para tratar de micoses, pancadas, articulações doloridas ou músculo cansado. É só misturar seu óleo essencial com óleo vegetal e passar no lugar.

Inalar hortelã pimenta: É só fazer uma infusão com galhos e folhas secas e cheirar (não cheirar muito quente para não queimar a árvore brônquica e prejudicar sua saúde).



Cultura e como plantar

É uma planta que na natureza adora solo fértil e que seja bem úmido. Preferível plantar em sol direto, com sombras parciais. Cuidado, ela pode ser invasiva por crescer muito e se espalhar com facilidade, também crescer rápido. Pode ser propagada com facilidade porque ela tem facilidade em criar raízes caso coloque os ramos dela em água. Ela não produz sementes porque é hibrida, então se quiser plantar, é bom cortar um pedaço da raiz e imergir em água para depois plantar, ou propagar por divisão.


Fotos:

menta piperita hortelã pimenta

Menta Piperita
Imagem: Isfugl http://www.flickr.com/photos/erikjorgensen/3912729668/

Última atualização: 30 de maio - 2014 às 18:37
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "h"

  • Hipérico
  • Houtuínia
  • Hortelã
  • Hidraste
  • Hortelã pimenta
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter