Tipos de solo – Medir acidez, alcalinidade e PH do solo

O melhor mês para se começar a plantar é o de Agosto, aqui no Brasil, e em Portugal é Fevereiro, desde que ele não esteja gelado. Mas antes de começar a plantar é recomendado fazer um teste no solo para saber se ele precisa de outros cuidados. Saber o tipo do solo, se é pesado ou é leve, saber sobre sua composição química, se é neutro, ácido ou alcalino.

Quando falamos em acidez e alcalinidade o solos podem ser ácidos, alcalinos ou neutros. Mas se você está plantando legumes e árvores frutíferas, não precisa se preocupar muito porque eles são bem tolerantes. Alguns deles preferem solos levemente ácidos, mas a maioria não. Agora devemos nos preocupar quando o solo é demasiado alcalino ou demasiado ácido, isso pode afetar a sua horta.

pa-terra-horta

Solos ácidos – São aqueles que têm pouco calcário e é necessário colocar mais cal ou qualquer material rico em calcário para baixar sua acidez.

Solos alcalinos – São os que são ricos em calcário e é um pouco mais difícil aumentar a sua acidez (é mais fácil diminuir colocando cal). Mas existe técnicas que fazem com que a sua acidez aumente misturando serraduras, agulhas de pinheiros, aparas etc.

Para medir o PH do solo é possivel comprar um kit de medição de PH do solo em casas especializadas ou pela internet. Com ele, é só recolher amostras de zonas diferentes do solo da sua horta e fazer o teste que consiste em pegar um pouco de terra e misturar na solução do tubo. Apos isso é so comparar a cor do resultado na tabela para saber se seu solo é alcalino, neutro ou ácido demais.

Quando o resultado dá:

1-5 – Indica que o solo está muito ácido.

6 – Indica que o solo está ácido.

6,5 – Indica que o solo está levemente ácido.

7 – Indica que o solo está neutro.

7,5 – Indica que o solo está levemente alcalino.

8 – Indica que o solo está alcalino.

9-14 – Indica que o solo está muito alcalino.

Dos tipos de solo

Os solos são formados por particulas que podem ser pequenas demais e em grande número que fazem com que o solo fique argiloso, ou pode ser o oposto disso, um solo arenoso composto popr particulas grandes, fazendo com que elas sequem com mais facilidade e que não retenha muita água e nutrientes. O solo bom é um meio termo entre eles.

Podemos classificar os solos da horta como solo arenoso e solo argiloso.

O solo argiloso parece massa de modelar quando apertamos.
Para melhorar solos argilosos é só espalhar matéria organica nele junto com areia grossa, daquelas terras arenosas, sobre a superfície e cavando para misturar em algumas partes. Evite também passar por cima do solo pisando nele para que não amasse. Coloque tábua para formar uma passarela para que o peso seja distribuído e use canteiro elevado para plantar.

pes-terra-pisando

O solo arenoso é aquele solo que é leve, não retém muita água e são mais ásperos.
Para melhorar o solo arenoso é só colocar estrume nele, composto feito em casa ou mistura de folhas para que elas se desintegrem lá. Cobrir o solo nos períodos quentes também é bom para que eles não percam a umidade.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 28 de janeiro - 2013 às 2:53

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

2 Comentários

  1. Nivaldo A. de Araujo setembro 26, 2013
  2. Rogerio janeiro 26, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.