Teste de solo – Preparando solo p/ plantio de plantas medicinais

Primeiro nós aprendemos sobre quando plantar nossas plantas em vasos ou também em jardins. Agora nós vamos fazer um teste no solo para saber se ele é ideal para plantar nossas ervas medicinais.

Como as ervas medicinais são plantas mais sensíveis, devemos escolher a melhor terra para plantá-las. Se plantarmos em argila, aquela terra muito úmida, as plantas não vão se desenvolver bem, porque aquela terra vai impedir o crescimento das suas raízes. Já se plantarmos em areia pura, não vai haver nutrientes necessários à planta no solo e elas também não vão se desenvolver. Então, o ideal é fazer o que? É escolher uma terra que seja uma mistura dessas duas. Não seja nem argila pura, nem terra pura, seja a mistura das duas. Fazendo assim, plantando em uma terra ideal, essa terra vai proporcionar uma passagem de ar e água ideal para a sobrevivência da planta, principalmente quando falamos de ervas medicinais.

Para fazer o teste na terra, faça isso:

Depois de ter removido todas as ervas daninhas e as plantas que você não quer que cresça lá, junto das ervas, recolha uma pá de terra dessa área que você vai plantar. Recolha também de outras áreas. De preferência em quatro lugares diferentes naquela área.

Pegue um punhado de terra e coloque na sua mão. Aperte bem até que ele fique duro. Nesse bolinho terra que você fez na sua mão, com o dedo, faça um buraco nele. Se o seu dedo entra, ou seja, se formar uma cavidade nele, a terra é muito úmida para plantar, mas se o bolinho se rachar, então aquele solo é o ideal para o plantio da erva. Não só de ervas medicinais, mas de outras plantas também. Eu falo ervas medicinais aqui porque o artigo é direcionado para isto.

Agora aprenda a preparar o composto orgânico para o jardim.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de junho - 2014 às 3:48

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.