Por quê ter uma horta orgânica em casa? Benefícios

O hábito do cultivo orgânico caseiro (ter uma horta em casa) está voltando a ser popular. Podemos cultivar plantas, e colher os frutos diretamente do pé com a vantagem de ter um fruto, folha ou legume natural, sem agrotóxicos, e de confiança para os que são de casa. Aqui no Brasil ainda permanece o hábito de cultivar seus próprios legumes no interior das cidades. Plantando para si mesmo e até para vender em feiras livres dessas cidades pequenas. Na cidade grande o pessoal acostuma-se com a rotina de trabalho-casa / casa-trabalho, casa-colégio / colégio-casa, e tem que comprar produtos industrializados, legumes e frutas no supermercados que são cultivados em grande escala, com produtos químicos para combate de pragas, com adubo que estimula o crescimento rápido delas e tornando uma coisa mais artificial.

Veja um vídeo da Veja.com de como fazer horta em casa ou apartamento explicado pela paisagista Kátia de Camargo.

Além de ser um ótimo Hobby, o plantio caseiro de hortaliças proporciona uma alimentação saudável e certeza de uma leguminosa bem fresca, retirada diretamente da terra por nós.

Dicas de como criar sua horta:

  • Não plante em grande escala! Separe a terra em pequenos quadrados e plante em cada um, um tipo de semente, um tipo de planta. Fazendo isso, plantando de pouca quantidade e separadas, você não fica com grande estoque delas, sem saber o que fazer, só guardando-as, sem poder consumi-las todas de uma vez.
  • Existem algumas frutas e legumes que, quando colhidos quase maduros, podem ser guardados por vários dias e outros que quando colhidos verdes, devem ser consumidas rápido para que não venha a murchar. Existe algumas também que são o contrário disso tudo, então certifique-se de pesquisar sobre qual é a melhor maneira de fazer a colheita de cada uma especificamente.
  • Antes de plantar várias plantas em quadrados diferentes na sua horta, procure saber sobre a consociação, ou seja, procure saber quais plantas que dão certo juntas uma da outra.
  • As ervas daninhas mais surgem quando existem pouca variedade de plantas em sua horta. É bom plantar vários tipos de plantas juntas, na mesma horta.
  • Use garrafas PET cortadas para plantar algumas mudas de alguns tipos de plantas, e depois que elas crescerem, você pode transferi-las para a sua horta. Isso é bom para evitar que quando chova, a água não venha afogar a planta que ainda está pequena, se sua horta for descoberta. Dá a possibilidade de você retirá-las quando isso aconteça.
  • Utilize água da chuva para regá-las.
  • Para comprar sementes, vá em lojas especializadas ou até mesmo em feiras. Aqui no Brasil vende aqueles envelopes que vêm com sementes. Nesses estabelecimentos têm uma grande variedade delas.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de junho - 2014 às 3:48

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.