Plantar a partir do caule – propagação de plantas

Depois que suas ervas estiverem plantadas e já crescendo, você pode multiplicar o número de pés que têm no seu jardim ou vaso. É sempre bom fazer isso porque, caso alguma planta morra, você vai ter outra dela ali.

Você vai precisar de um alicate especial para plantas (pode ser uma tesoura normal mesmo, faca ou estilete) e um saco plástico.

Como as plantas na primavera estão com os ramos mais jovens, mais nutridos, e no verão eles já estão ficando maduros, é preferível cortá-los no final do verão pois terás mais chance de que sua planta venha a enraizar se escolher fazer isso nessa época do ano.

Plantar a partir da raiz

Serve mais para aquelas plantas que não crescem muito e é bom começar a plantá-las no final do inverno. Escolha raízes já maduras para isso.

Levante a planta e escolha um ramo de raiz pequeno com cerca de 10 cm, mas não pegue aquelas partes verdes de raízes, escolha aqueles que são parecidos com caule. Ao cortar a raiz para o tamanho ideal, retire as extremidades dela para aproveitarmos o meio.

Essa raiz deve ser plantada verticalmente, assim como faremos na etapa do caule. Nessa, devemos jogar vermiculite ao redor dele, na outra não precisa.

Plantar a partir do ramo

Escolha um ramo que está com as folhas mais verdes do pé, com as folhas maduras, pois vai ter mais chances dela enraizar. Corte na divisa, onde ela nasce, no seu princípio, e depois retire as folhas que ficam mais para baixo delas.

Corte o ramo em um tamanho que ele dê para se sustentar em pé quando plantado, mas remova todas as folhas de baixo do ramo, na parte do caule onde vai ficar enterrado.

Pegue esse ramo e plante ele verticalmente em um vaso, de preferência. Depois, regue bem e cubra com o saco plástico.

Veja também este post: Plantando batata-doce

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de junho - 2014 às 3:51

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.