Como cuidar de uma planta no verão

O tempo do ano que as plantas precisam mais de água, logicamente, é o verão. Aquele tempo onde a terra fica muito quente, fazendo a água evaporar-se mais rápido, e também onde o nível de chuva é menor que o resto do ano. Aqui no Brasil, o verão começa mais ou menos em Dezembro e é justamente nesse tempo que os frutos aumentam de volume, de cor e amadurece e os legumes também, e ambos ficam prontos para serem segados. Parece que a mãe natureza já calcula o tempo que chegará o verão, e quando ele chega, ela coloca as plantas para darem os seus frutos para que elas possuam onde tirar água e nutrientes, caso falte. E também as plantas, conscientes de que podem morrer logo, começam a soltar sementes na tentativa de continuar vivendo, gerando descendentes. A natureza não é o máximo?

Na chegada do Verão, é essencial que o dono do jardim regue com mais frequência.

Conservação de água

Então, nessa época a água se torna valiosa, nessa época de chuvas escassas. Se torna importante recolher água de todas as maneiras possíveis, guardando em tonéis e barris. É preciso pensar em alguma forma de colher água da chuva, quando ela aparecer. Não serve para nós a água da chuva, no que diz respeito a cozinhar e beber, mas pode muito bem ser usada para regar as plantas e isso podemos fazer colocando barris em baixo das bicas da chuva, em baixo dos telhados. Ou até fazendo um jeito de colher através de um cano apontado do telhado para os barris. Podemos até colocar um material plástico na terra onde está suas plantas para que ele venha reter a água da evaporação.

Regando as plantas de modo eficaz

Na hora de regar, não regue com pena. Coloque muita água! Mas atente para as próximas dicas, porque com elas, você vai também aprender a não perder água regada. Um boa rega é aquela que molha as raízes, que é por onde as plantas bebem água. No jardim, dá pra você usar aquelas mangueiras gota-a-gota para encharcar a terra. Se não tiver condições de comprar uma mangueira dessas, pode estar colocando um cano tampado com pequenos orifícios ao redor, no fim da mangueira, para que saia água de pouquinho em pouquinho. A melhor hora de regar é de manhã cedo, quando não há sol, ou ao entardecer, quando o sol está se pondo. Se for regar  no meio dia ou numa tarde naquele sol das 11:00 às 15:00, vai perder toda a água.

Irrigação por: Mohamed Riffath

Quais são as plantas que precisam de mais água?

Quando água escasseia, é preciso você tomar certas decisões de onde vai usar a água. Então, tome nota dos tipos de plantas que mais precisam de água.

1. Plantas Jovens (recém plantadas, onde as suas raízes ainda são curtas).

2.  Plantas com frutas e legumes (Que estão começando a aumentar de volume).

3. Vagens (Quando começar a surgir flores principalmente).

4. Verduras (Plantas para saladas que tem tendência a espigar como alfaces, espinafres etc.).

5. Batata (principalmente as que estão dando flores).

6. Plantas de vaso (Ervas, Morangos, etc.).

Em geral, as árvores de frutos que são mais novas.

Outras dicas

1. Se for comprar tanques, escolha aqueles que tem torneiras em baixo para que você possa, quando ele estiver cheio d’água, colocar a mangueira nele para regar sob pressão. Escolha também os que tem filtro nas tampa, onde entra a água, para que não venha galhos e sujeiras, dos telhados.

2. As plantas mais novas, principalmente as de hortas precisam ser bem regadas.

3. Evite regar no calor extremo porque além de a água evaporar, ainda vai fazer com que os salpicos de água nas folhas a queimem.

4. Pegue uma garrafa “Pet” e corte-a ao meio, deixando tipo um cano. Enfie na terra do lado da planta que quer regar e coloque a água ali dentro para que a água entre na terra e molhe suas raízes para que ela não venha a evaporar. Cuidado para não quebrar as raízes, se elas forem rasas.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 17 de novembro - 2012 às 5:41

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.