Compostagem do lixo orgânico com caixa de madeira – como fazer

Continuando com nossos artigos sobre como fazer compostagem orgânica em casa.

No tópico anterior, ensinamos como você pode criar o seu próprio compostor orgânico em casa, explicando o processo de criação com, redes de arame, estacas, etc. Agora ensinaremos como criar um como uma caixa de madeira.

Essa opção de fazê-lo como uma caixa é até mais bonito, e você pode até estar pintando sua caixa (com tinta não-tóxica).

Dá pra fazer ele usando:

– Desesseis tábuas de madeira, para que ele fique com quatro andares, com mais ou menos 1m x 20cm e 2 de espessura.

– Desesseis pedaços de madeira do tamanho da largura dos pedaços anteriores.

– Pregos.

– E um plástico escuro, que não seja transparente, para a tampa.Pegue quatro tábuas e pregue com os pregos uma nas outras, até que fiquem como um quadrado. Em cada parte interna de suas pontas, pregue os pedaços de madeiras para reforçar e não se esqueça de deixar elas mais para cima, para que quando usarmos uma em cima da outra, elas venham a se encaixar uma na outra.

Faça os restantes da mesma maneira desse.

Coloque dois no chão e comece a encher de matéria orgânica: lixo organico, cascas de vegetais, plantas mortas (evite plantas que morreram de doenças) encaixando mais um quadrado em cima ao esborrar, assim até encher.

Feche o compostor e o abra de vez em quando para jogar um pouco de água para manter o material úmido. Feche novamente. (a quentura ajuda a acelerar o processo de decomposição)

O segredo está nisto: Para misturar é simples, é só você destampar o compostor, tirar uma tábua, colocá-la no chão, em outro lugar e o material organico de cima, colocar nesse quadrado que está no chão. E repetir o processo até que se forme outro e o composto que estava em cima naquele outro composto, fique em baixo no novo.

Veja Também:

Preparando o solo para o plantio de ervas medicinais – Composto Orgânico

Como fazer um compostor orgânico com arame e papelão

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de junho - 2014 às 3:50

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.