Como se livrar das ervas daninhas no terreno de plantio

Umas das vantagens de se plantar ervas medicinais é que elas possuem óleos voláteis que a envolvem e que servem como repelente natural contra as pragas. Certas plantas possuem mecanismos de defesas que as ajudam a combater essas pragas, mas mesmo assim, ainda é necessário ter cuidado com elas. Plantar esse tipo de planta exige muito cuidado, pois elas são mais fracas do que as outras, e se você se esquecer de tirar as ervas daninhas, as duas, a planta saudável e a erva daninha vão ficar competindo uma com a outra por espaço e meios de vida como água, luz do sol, nutrientes da terra, etc.

A melhor maneira de remover uma erva daninha do solo é com as mãos, porque se você usar uma enxada, ou algo do tipo, algumas parte das raízes vão ficar ainda lá. Mesmo assim, se você deixa elas crescerem muito, elas vão produzir sementes que vão cair na terra e vai começar todo o processo de nascimento de novas ervas daninhas do terreno sem que você veja.

Uma ótima técnica para matar as ervas daninhas que estiverem em seu terreno, é fazer uma técnica chamada técnica da solarização do terreno. Essa técnica consiste em você limpar bem o seu terreno e depois, passar o ciscador. Após isso, é só você molhar todo o terreno bem até encharcá-lo e depois cobri-los com um plástico que seja transparente (não cubra com uma lona, ou um plástico escuro porque não vai ser somente a quentura que vai matar as ervas, mas também os raios solares). Ao cobrir seu terreno encharcado com essa lona transparente, coloque pedras nas pontas para que o plástico não voe, pois ele vai ter que estar ali sempre. Espere 8 semanas. Após isso é só você plantar suas ervas que a terra vai estar esterilizada, livre de ervas daninhas.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 13 de novembro - 2013 às 0:29

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.