Como plantar tomate

Assim como as uvas, nem todas as variedades de tomates podem ser cultivadas em uma horta, se o hortelão não dispuser de um poli túnel ou estufa (que é aqueles invólucro de vidro aquecido internamente). Se os tomates não forem cultivados em local quente, eles podem não germinar e até se nascer, não amadurecerem.

Existem aquelas variedades de tomate que crescem como arbusto, mas também tem as variedades que são trepadeiras, cabe a você escolher a variedade que quer na hora de comprar a semente.

tomate-pe

Variedades do tomate:

Tomates grandes

Tomates pequenos

Tomates cucha

Tomate cereja

Tomates beefsteak

Tomate vermelhos

Tomate cor-de-laranja

Tomates amarelos

Tomates pretos

Tomates uva

Tomates rasteiro

Onde cultivar o tomate:

Tomates precisam de solo rico em matéria orgânica e fértil, de preferência aqueles que tenham adição de fertilizante rico em fósforo. Também é necessário plantá-los em um lugar onde dê sol direto. Se seu solo for muito ácido, será necessário colocar cal (Consulte o guia do solo para plantio)

É bom, ao começar semear em local fechado, mudar para o ar livre 3 meses depois. Logo após 2 meses o tomateiro estará elegível para colheita, podendo você esperar mais um pouco.

Comece a semear aqui no Brasil por volta de agosto, e em Portugal em fevereiro.

tomate-molhadaa

 

Semenando e plantando o tomate

O tomate é um legume que precisa de calor para suas sementes germinarem, então, é ideal semear num local fechado em módulos ou vasos.

A profundidade das sementes deve ser de 2 centímetros.

A distância entre as plantas de 40 centímetros se elas forem trepadeiras, e de 80 centímetros se elas forem do tipo arbusto.

O espaço entre as filas deve ser de 90 centímetros.

Dicas

O tomate é um legume que precisa ser alimentado bem, bem regado, com o seu solo bem fertilizado. Então o ideal é que você use um fertilizante líquido do bom. Regue sempre.

Se a sua horta for de tamanho pequeno onde não tenha espaço para muitas plantas, escolha as sementes da variedade anã do tomate.

As espécies trepadeiras devem ser guiadas com um pedaço de pau, estendido para ficarem e posição paralela, na horizontal à planta para que os galhos cresçam. Quando os galhos crescerem, corte a extremidade do galho principal para ele não se estender muito.

Colher os tomates

Os tomates devem ficar ao ar livre até que fiquem maduros.

Pragas e doenças

Pragas: Cigarra verde, nemátodo dourado, mosca-branca, afídeo, aranhiço vermelho.

Doenças: Fusariose, podridão-apical, podridão-da-raiz, podridão da folha, míldio-da-batata, botrite. (Guia de doenças das plantas)

Veja também: Como plantar berinjela

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 13 de novembro - 2013 às 2:16

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.