Como plantar pepino

Antes de começar a cultivar os pepinos, é necessário escolher a variedade adequada para o plantio. Aqueles pepinos de pele áspera que tem alguns espinhos nela são adequados para quem planta em temperatura baixas. Já aqueles que são mais tolerantes ao calor são aqueles que são mais lisos e compridos e o ideal é plantar esses em locais cobertos. Mas você que sabe. Se o lugar onde você vai plantar tem uma variação na temperatura, não é nem quente nem frio, tanto faz uma espécie como a outra.

pepino

Quando for comprar as sementes, escolha as de variedades modernas, que podem ser plantadas tanto em estufa como ao ar livre.
Pepinos que são cultivados ao ar livre, exigem local abrigado e com solo rico e fértil. Se o solo for muito ácido, é necessário colocar cal.

Para semear, prefira semear em vasos ou módulos em local fechado. Ao ar livre em um local coberto se a temperatura estiver menos do que 20 graus. Três meses depois você já pode mudar para um local aberto.

A profundidade das sementes do pepino deve ser de 2,5 centímetros.
A distância entre as plantas depende. Se o pé de pepino for do tipo trepadeira, deve-se deixar um espaço de 45 centímetros. Se for do tipo rastejantes, deve deixar um espaço de 90 centímetros.

O espaço entre as filas deve ser de 75 centímetros.

Para que o pé de pepino cresça bem, antes de plantar, misture estrume bem curtido ou composto orgânico no solo antes de plantar. Perto das plantas de espécies trepadeiras coloque cordas, arame, pedaços de pau escorados ou qualquer coisa semelhante para que elas cresçam. Regue sempre as plantas para que elas não sequem. Quando surgirem os frutos, alimente a terra ao redor de quinze em quinze dias com um tipo de fertilizante adequado (fertilizante líquido).

Os pepininhos que agente vê na feira, são os pepinos imaturos, novinhos, não é uma espécie específica. Eles são colhidos quando estão com mais ou menos 2,5 centímetros (Cornichons) de comprimento, ou 8 centímetros (Dill Pickles). A pessoa pode colher, cortar em rodelas e servir em vinagre para os manter conservados.
Quanto mais jovem o pepino é colhido, menores são suas sementes, e mais macio são, e tem um sabor melhor. Quanto mais colher, mais nascem pepino no pé. Se você esquecer de colher um pepino e alguns deles começarem a ficar amarelos, é melhor que tire do pé logo, pois podem “roubar” energia da planta. Os pepinos de plantas trepadeira nascem no chão e ficam ao alcance de pragas, lesmas e caracóis, cuidado.

Principais espécies de pepinos:

Burples Tasty green
Carmen
Crystal Apple (amarelo e redondo)
Tanja
Markemore
La Diva

Principais problemas:

Ar livre: Afídeos, lesmas e caracóis.
Local Coberto: Afídeos, Aranhiço-vermelho e Mosca-branca.
Cuidado com as doenças: Vírus-do-mosaico-do-pepino, fusariose, podridão-da-raiz e oídio.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 9 de fevereiro - 2013 às 13:41

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.