Como plantar mudas – Guia para o plantio de plantas medicinais

Continuando o processo que iniciamos na postagem anterior no que diz respeito ao plantio de ervas medicinais, como falamos sobre como plantar e transportar as sementes agora vamos falar sobre como plantar e transportar mudas.

Se você não tem muito tempo para se dedicar às suas ervas, não seria muito bom que você começasse plantando elas a partir de sementes, pois pode levar tempo para elas crescerem e dá muito trabalho também. É necessário ter paciência. Existe algumas sementes também que demoram muito para germinar, se não fizer todo o processo certo, então, vale a pena você comprar as mudas prontas.

Para a mudança de vaso

Se você quer manter a planta em um determinado vaso, é necessário transplantar para um que tenha um tamanho maior. Vamos supor que sua planta, olhando ela de cima, suas folhas já tocam nas bordas do vaso, então tá na hora de trocar de vaso por que se as folhas já tocam o vaso, então certamente as raízes já estão se enrolando, porque crescem mais. Pegue um vaso maior e faço o manejo.

Pegue um vaso que tenha, de preferência com furos no fundo. Para cobrir esses furos, coloque um pouco daquelas britas, ou pedras maiores que não atravesse os furos. Faça uma camada dessas britas de aproximadamente  3 cm (dependendo da profundidade do vaso, claro) depois preencha com terra pronta para om plantio até a metade do vaso. Faça um buraco para acomodar a muda. Coloque a planta nesse buraco e preencha com mais um pouco de terra para segurá-la. Depois, é só socar a terra levemente e regar a planta.

Direto no solo

Dica: As plantas devem estar grandes para isto.

Cave um buraco de aproximadamente 40 cm, pegando a terra que sair do buraco e deixando ela fofa. Espalhe a terra como se quisesse tampar o buraco, mas não soque a terra. Faça um buraco nesta terra para acomodar a planta. Coloque a planta nesse buraco, soque a terra levemente e regue bem.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de junho - 2014 às 3:51

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.