Como plantar morango

Dependendo da espécie, alguns morangueiros só dão frutos uma vez no ano. Existe algumas variedades que dão frutos várias vezes no ano até um determinado período. Os Morangueiros deve ser substituídos após cerca de quatro anos.

As espécies de Morangos que dão frutos várias vezes no ano são o Flamenco, Mara des Bois e Aromel. Os que dão uma única vez no ano são o Florence, Mae, Cambridge Favourite e o Honeoye.

Existe também os Morangos-Alpinos que são mais plantas decorativas. Além de ser perfumado, são gostosos. São do tamanho de azeitonas e fáceis de cultivar. O ideal é comprar mudas, mas também dá pra comprar sementes e plantá-las em local fechado no início da primavera. Depois é só transferir para fora, ao ar livre. Ele começa a dar frutos no primeiro ano, mas no próximo ano dará mais ainda.

Morango - Foto: Levi Szekeres

Morango – Foto: Levi Szekeres

Voltando aos Morangos convencionais, eles gostam de solo leve e fértil, e é ideal que se plante em um lugar onde dê sol direto, num solo de boa drenagem e que o PH seja levemente ácido de 6 a 7. Para aquecer o lugar onde você plantou pode cobrir com um plástico.

A profundidade da planta tem que ser uma que o colo dela fique no nível do solo ou pouco acima. A distância entre as plantas deve ser de 45 centímetros. O espaço entre as filas deve ser de 1 metro.

Escolha um lugar onde não tenha cultivado morango há três anos. Se você quer plantar ele em um lugar onde já foi plantado há mais de três anos, sugerimos não o fazer. Na hora de regar, cuidado para não encharcar as plantas, mas mantenha uma rega constante, comece logo depois que plantá-las.
Com os estolhos indesejáveis, corte-os, e você pode usá-los para fazer a propagação das plantas. Existe aves que podem vir a comer os frutos do morangueiro, para evitar isso, cubra com uma rede fina, pode ser aquelas de Nylon, onde o vento e o sol pode passar mas o bico das aves não atravessam.
Quando chegar a primavera, remova tudo o que tem de morto, ramos danificados, frutos machucados ou doentes das plantas.
Coloque palhas na parte de baixo das plantas para que elas protejam os morangos da lama, de lesmas e que eles não se sufoquem por causa de ervas daninhas.

A hora certa de colher os frutos do morangueiro é quando eles estiverem com uma cor escuro-vermelho, mas que ainda assim continuam duros. Use os morangos assim que possível, não podem ser armazenados, sério risco de perdê-los. Colha-os em dia quente.

Pragas comuns: Afídeos, Aves, Escaravelhos, caracóis e lesmas.
Doenças comuns: Botrite, oídio e vírus.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 9 de fevereiro - 2013 às 13:41

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.