Como plantar melão

Em regiões frias é mais difícil de cultivar Melão, mas isso não quer dizer que nas regiões quentes é fácil, também se torna difícil porque eles amadurecem mais rápido. Nas áreas frias, é aconselhável o uso de uma estufa para cultivá-lo.

Escolha um local quente de preferência ao ar livre, abrigado e com um solo rico em matéria orgânica. Semeie numa temperatura de no mínimo 16 graus. Para cultivar as plantas, é necessário que o ambiente esteja acima de 21 graus.
A profundidade das sementes deve ser de 1 centímetro. A distância entre cada planta deve ser de 1 metro e o espaço entre as filas deve ser de 1 metro.

melao

Foto: Roberto Ribeiro

As flores podem ser polinizadas manualmente, caso você esteja cultivando em local coberto, porque isso (plantar em local coberto) dificulta o aparecimento de abelhas e outros insetos que fazem o trabalho da polinização. A planta deve ser regada com regularidade e o fertilizante usado deve ser líquido. Quando estiverem grandes, deixe aproximadamente quatro Melões por plantas e retire as folhas deixando apenas três para cada fruto (de um fruto para outro).

Para podar, as plantas trepadoras devem ser amparadas com arame, canas, pedaço de pau, redes ou o que achar melhor. Numa planta muito longa, corte a extremidade do caule principal, aquele do meio mais grosso, para fazer com que elas cresçam pelas laterais, é melhor para a planta.

Na hora de colher, fique vigiando sempre o pé de melão para achar aqueles frutos que estão no ponto. As extremidades moles e o perfume que dá pra sentir quando se chega perto do meloeiro denuncia quando está na hora de colher os frutos.

Melhores melões para cultivar (espécies):
Edonis, Galia, Oge e Sweetheart.

Pragas comuns: Aídeos, mosca-branca, lesmas, aranhiço-vermelho e caracóis.
Doenças comuns: Vírus-do-mosaico-do-pepino, oídio, podridão-da-raiz e fusariose.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 9 de fevereiro - 2013 às 13:41

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Um comentário

  1. zenidio março 26, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.