Como plantar maxixe

Maxixe é uma planta que é originária da África, que dá um fruto com espinhos que não machucam (bastonetes de alto relevo), que seu fruto verde-claro serve para ser colocada em feijões, sopas e ensopados, e que tem cerca de 6 centímetros cada. Raramente o maxixe tem 1 cm a mais e 1 cm a menos de cumprimento e se forma na planta a cada 70 dias. Aqui você aprende a plantar maxixe. Atente para as considerações a seguir:

Nome Científico: Cucumis Anguria L.

Nomes de outras variedades: Maxixe Caipira, Maxixe do Norte, Maxixe japonês (geralmente sem espinhos nos frutos).

maxixe para plantar

Várias espécies do Maxixe – Ministério de Agricultura do Estado de São paulo – http://www.flickr.com/photos/39272011@N07/

Melhor ambiente para plantar Maxixe

Plantar em épocas quentes do ano que chegue até 26º mas não diminua a menos que 20º. Não plantar no frio.

Como plantar Maxixe

Você tem que ter um solo com PH entre 5,0 e 6,0 para que a planta se desenvolva de maneira satisfatória. Começar preparando o solo para plantio direto primeiro preparando (afofando) a terra para depois começar a cavar as covas e fazer adubação. Os ramos da planta podem chegar até 3m de comprimentos, então é necessário deixar um espaço entre uma planta e outra para ela se desenvolver, ou colocar um pedaço de pau enfiado na terra para ela crescer subindo.

Aqui no Brasil o ideal é plantar maxixe entre agosto e fevereiro se o local for pelas bandas da Região Sul, mas se for em locais mais quentes como o Nordeste, pode ser plantado em qualquer época do ano.

Caso o PH da terra que você vai plantar esteja fora do indicado, que é de 5,0 a 6,0, corrigir o PH com calcário e se quiser adubar a terra, o faça com composto orgânico, mas pode usar adubos fosfatados, N e K2O com acompanhamento de alguém que saiba como plantar maxixe.

Após tudo pronto, fazer as covas espaçadas entre 3×1 metro e cavar apenas 2cm. Colocar 2 sementes em cada cova. Feche a cova e irrigue. Também pode cavar as covas, fechar e jogar a semente por cima e irrigar que ela vai para baixo.

Caso queira, também pode planta-los em sacos especializados para depois transplanta-las para um local definitivo.
Como é uma planta que gosta de calor, e você vai plantar em local quente, é necessário ficar irrigando, não deixar a terra secar, principalmente quando elas ainda estão novinhas ou as sementes ainda estão germinando.

Não tem muto histórico de doenças e pragas ao plantar maxixe, mas deve-se ficar atento às pragas mais comuns que aparecem em plantações. Por exemplo: Pulgões, virose, lagarta, etc. Mas não se espante com abelhas, elas geralmente aparecem para fazer a polinização na flor masculina, que deve ser feita com uma pinça manualmente, caso não apareça as abelhas.

flor de maxixe

Flor do Maxixe Do Oeste da Índia – Foto por: Vilseskogen http://www.flickr.com/photos/27632962@N04/

Colheita

Conte 2 meses desde o dia que você plantou as sementes. Após isso já da pra verificar se já da pra colher. Verifique se os frutos estão desenvolvidos, inchados e não muito maduros, esse é o aspecto ideal para colher. Guardar em caixas de madeiras, ou plásticas especiais para acondicionamento de frutos e legumes recém colhidos. Ao transportar nessas caixas, pode guarda-las em embalagem de papelão para a venda.

colheita de maxixe

Colheita do Maxixe

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 2 de janeiro - 2014 às 13:58

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.