Como plantar maçã

Olhando para uma macieira, logo achamos que a tarefa de plantar uma é difícil, mas ela pode ser simples e fácil. Os frutos são classificados pela sua doçura, o teor de açúcar que eles contém. Eles podem ser precoces (verde) semi-precoces (quase maduro) e tardios (maduro). As raízes da macieira são grandes, podem ir até mais longe que o tamanho do pé. O pé de maçã pode ser bem longo, isso depende da forma com que eles são guiados quando estão crescendo, vai se podando a fim de que ele “cresça andando” e se alongue bastante.

maca

É aconselhável que a pessoa que pretenda plantar uma macieira comece seguindo estas etapas.

Primeiro se planta, depois quando elas já estiverem crescidinhas, é hora de proceder à poda de inverno. Quando chegar o verão, se poda mais uma vez para guiar a planta e depois pode começar a colher.

As macieiras gostam de locais onde tenha sol diretamente, mas é melhor que se plante maçã em local abrigado. O solo tem que ser fértil e tenha boa drenagem. O solo deve ser levemente ácido, com um PH de 6,5.

A distância entre as plantas vai depender da raiz e do vigor delas. Pode ser de 75 centímetros para aquelas árvores que são amparadas, semelhantes as trepadeiras e 6 metros para árvores vigorosas e que não precisem de amparo.

Na hora de colher é só você segurar a maçã na mão e dar uma torcida leve, se ela soltar é porque está madura, se não, é porque ainda está verde e deve deixar mais um tempo no pé (a não ser que você quer colher ela verde).

Os principais tipos de maçã segundo a Agronomia são:

Maçãs de culinaria
Arthur Turner
Bramley’s Seedling
Grenadier

Maçãs-de-mesa: Precoces
Discovery
Katy

Maçãs-de-mesa: Semi-precoces
Ellison’s Orange
Egremont Russet
James Grieve
Kidd’s Orange Red
Queen Cox

Maças de mesa: Tardias
Claygate Pearmain
Fiesta
Hoegate Wonder
Laxton’s Superb
Tydeman’s Late Orange
Winston

Existem certos tipos de macieiras que dão flor ao mesmo tempo e estas são ideais para fazer uma polinização cruzada agrupando uma perto da outra. Agora é preciso saber se uma árvore é compatível com outra, pois se não forem, a polinização cruzada pode até prejudicar fazendo com que as plantas não deem frutos. Se for compatível, deixe uma perto da outra pois as abelhas e os insetos farão todo o trabalho, levarão pólen de árvore para árvore.

Para adubar a sua Macieira, é bom que você compre fertilizante não-especializado e coloque em volta do tronco delas, num buraco ao redor e depois cobrir com estrume ou composto orgânico (desses que ensinamos a fazer aqui no site). Faça isso na primavera. No verão, é normal você ver a macieira deixar cair alguns frutos jovens e isso é um processo natural para que a árvore não fique carregada. Vá removendo as maçãs doentes ou com aparência seca e deixe um “xadrez” de maçãs: uma de mesa a cada 15 centímetros e uma maçã de culinária a cada 20 centímetros.

Quando estiver fazendo a poda de inverno, remova a parte doente da planta, descongestione a parte de cima das folhas e mantenha a forma da copa. Remova os ramos indesejáveis das árvores guiadas e pode. Isso vai induzir a produção das partes frutíferas nas plantas.
As maçãs tardias podem ser armazenadas e as precoces não se conservam bem por isso é melhor consumi-las mais rápido.

Problemas comuns:
Pragas como os Afídeos, borboleta-do-bichado, lagartas, capsídeos, psila, aves e mosca-serra-da-macieira.
Doenças como a mancha negra, cancro, fogo-bacteriano, sarna e podridão-castanha.

As árvores com um a três anos são árvores novas, mais do que isso são velhas. Quando for comprar macieiras, você deve levar em conta dois aspectos: a forma da árvore e o porta-enxerto. Os porta-enxerto produzem árvores pequenos, e vice-versa. Já as árvores arredondadas, tem tendencia a ser guiadas.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de junho - 2014 às 3:48

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.