Como plantar alface

Para plantar Alface, primeiro levamos em consideração as inúmeras espécies dessa hortaliça, cada uma com diferentes características.

As principais são:

O Alface Butterhead – É macio e redondo.
O Alface Romano – É vertical e geralmente cresce mais em desordem.
O Alface Iceberg – Que forma cabeças redondas bem gostosas.
O Alface de folha direita – Não formam cabeças.

alface

Em solos férteis, aqueles com muita matéria orgânica e que retém bem a umidade, os Alfaces se dão bem. Considere não plantar Alface em terrenos em que já foi plantado Alface nos último 3 anos.

Para cultivar, comece semeando aqueles que demoram pouco tempo para crescer até chegar o tempo da colheita, em vasos ou módulos, colocando-os num local fechado.

Para plantar ao ar livre, faça escalonamento da terra e plante as sementes.

Plante as sementes com a profundidade de 1 centímetro e a distância entre as sementes de 20 centímetros ou um pouco mais. Se a semente for da espécie que você sabe que é das que cresce muito, deixe 35 centímetros.
O espaço entre as filas pode deixar de 35 centímetros.

As sementes do alface têm dificuldade para germinarem. Quando for plantar, se o tempo estiver em um período de verão, espere até o fim da tarde para plantá-las porque com temperatura baixa do fim da tarde até a manhã seguinte as sementes ficam na umidade, com grandes chances de germinarem. Em condições muito frias, plante quando o calor começar a chegar, que é pelo início da tarde.

Existe o tempo em que o alface pode apodrecer que é o tempo que tem bastante umidade, e o tempo que que elas começam a espigar, no tempo quente. Como o alface é uma planta que precisa ser colhida à medida que precisamos delas, tenha cuidado para ela não espigar nem apodrecer. Fique de olho na planta. Aquelas que formam cabeça, colha depois que elas formarem cabeças.

Problemas:

Os problemas nos alfaces são as pragas, mais precisamente os afídeos, moscas (branca ou verde), lesmas, alfinetes, caracóis, tipulas, etc. (Ver pragas)

Alguns tipos de alface:

Butterhead

Clarion

All the year Round

Motistone

Romana

Freckles

Nymans

Pinokkio

Folha direita

Fristina

Cocarde

Lollo Rosa

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 9 de fevereiro - 2013 às 13:42

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.