Benefícios do coco para a saúde e como plantar

A água de coco é consumida por muitos e indicada por profissionais de saúde para hidratar o corpo e ser fonte de inúmeras vitaminas, deixando o nosso corpo mais saudável. Para muitos, é aproveitado também o coco seco, quando sua água não é muito boa de ser consumida e ela já está azeda. Fica assim também quando ele está maduro e é ótimo para aproveitar a carne branca (“laminha” já seca) da parte interna para fazer coco ralado para colocar em peixadas, caranguejo, e fazer óleo ou leite de coco também.

Se a pessoa está plantando (ver final do artigo como plantar coco) quiser aproveita-lo para beber a água, o ideal é colher após o período de inflorescência, esperar 8 meses antes de colher. Assim o coco vai dar uma água bem doce, ideal para consumo in natura.

coco

Benefícios da água de coco no organismo

Somente um copo de água de coco, desde que seja de boa procedência, e de preferência recém tirada do fruto, é rica em potássio, contendo mais ou menos 250 ml, a quantidade ideal que precisamos por dia.

Beber frequentemente pode reduzir os níveis de colesterol no nosso organismo por causa do óleo de coco que também está na água, não só na carne (famosa “lama do coco”). Ela também previne entupimento das artérias.

É ótima para ser tomada em casos de enjôo, vômito, náusea, dor de barriga, diarreia, porque ela limpa nosso intestino e nos mantém mais energizados acabando com a fraqueza nestes períodos que não conseguimos nos alimentar direito. Inclusive evitando a febre, quando bebemos a água de coco natural. Neste períodos vamos ficando desidratados mais rápido por causa da quentura e suor.

Ela é ótima para desidratação para repor a água que perdemos durante o dia, ótima para ser tomada com frequência em dias de muito calor, quando nosso corpo libera a água não só pela urina mas também muito pelo suor, fazendo nosso corpo ficar perdendo muita água. A Água de coco repõe.

Por incrível que pareça, o sódio é muito presente na água de coco e deve ser moderado em quem tem problemas nos rins e pessoas com hipertensão.

Ela é indicada em casos de quimioterapia para quando os pacientes estão enjoados, no decorrer do tratamento. Há autores e nutricionistas que falam que é até melhor do que a água nesse período (claro que tem que tomar água também).

Preferindo a água diretamente do coco, prevenimos alergia porque se for comprar ela com conservantes, dessas que estão em freezers de supermercados, não é tão saudável quanto a que vem direto do fruto, tomado diretamente.

Por causa da quantidade de sódio e também por ser doce ao mesmo tempo, ela é um soro fisiológico natural, podendo ser usada para equilibrar o nosso sistema circulatório no que diz respeito a quantidade de água e sódio.

Pra quem quer emagrecer, um ótimo aliado pode ser o óleo de coco que é vendido em casas e sites de produtos naturais e ajuda na queima de gorduras, isso por causa dos ácidos graxos essenciais, já a farinha de coco pode ser consumida para promover a sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos por se sentir já satisfeita, e claro, seus inúmeros benefícios.

Plantar Coco

A facilidade de fazer um pé de coco pegar em terrenos acidentados e até solos chamados marginais (salinos) faz do coco ser uma promessa quando falamos de agricultura. Quando se vai procurar uma muda para a produção, a dica é pegar uma que no futuro dê coco verdes saudáveis, pois ele é no Brasil o mais consumido e mais fácil de vender, pois o pessoal gosta mais da água.Baixar Livro eletrônico – Como plantar coco

O espaço do agricultor é uma iniciativa do Governo do Rio de Janeiro para pequenos produtos agrícolas possam obter informações para plantar, cultivar e colher coco em grande escala. Basta acessar o Ebook Grátis sobre como plantar coco (livro eletrônico) e baixar para ler o conteúdo.

public

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 2 de agosto - 2015 às 0:35

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.