A Graviola é uma fruta de uma árvore que se dá em regiões do Nordeste do Brasil, principalmente, porém ela é originária da América Central. Possui um fruto grande que é bastante usado para fazer refrescos, picolés, sorvetes e doces. Porém é nas suas folhas que estão a maioria de suas propriedades medicinais que ajudam no combate a diversas doenças como as abaixo mencionadas. Suas folhas são uma grande aliada no combate ao câncer, principalmente aqueles do aparelho digestivo, sendo até estudada suas propriedades e comparadas a medicamentos quimioterápicos da atualidade.


Nome científico
Annona muricata

Outros Nomes

Araticum, Coração de rainha, Fruta do conde, Guanaba, Jaca-mole, Pinha


Família
Angiospermae - Annonaceae

Características

  • Uma árvore que cresce até 8 metros de altura
  • Copa piramidal
  • Folhas: Oblongas, possuem a parte de cima brilhante e tem um aspecto manchado de marrom. Pode ter de 8 a 16 cm de comprimento.
  • Flores: Dá uma só flor de cor amarela com pétalas grossas. As sépalas são triangulares.
  • Frutos: bagas grandes, fácil de abrir com a mão quando maduras, possui relevos tipos espinhos na superfície da casca e podem chegar até 40 cm de comprimento. A Polpa é branca e gosmenta, e tem um gosto peculiar, é bem doce e azeda.

Componentes Químicos

Óleo essencial beta-cariolfeno, Gama-cadineno, Alfa-elemeno, Ésteres, Compostos nitrogenados, Açúcares, Taninos, Ácido ascórbico, Pectina, Vitaminas A, Berta caroteno, Vitamina C, Vitamina B, Reticulina, Coreximina, Coclarina, Anomurina, Ciclopeptídeo anomuricatina A, Acetogeninas.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteAntidiarreicaDigestivaEmética

Existe um quimioterápico usado em coquetéis para o câncer no cólon intestino grosso, uma das substâncias encontradas na graviola pode ser análoga a ela. Usar a graviola, seja a fruta ou chá, pode até combater e evitar esse tipo de câncer. Adriamycina é o nome da substância (do quimioterápico). As folhas da graviola são até exportadas para outros países para o aproveitamento desse benefício da graviola contra o câncer.

Partes usadas

Folhas, frutos, sementes e cascas.

Como dito, usa-se mais sua polpa na indústria alimentícia para fazer diversas sobremesas como sorvetes, doces, sucos etc. Tem um gosto bem agradável, azedo e doce.


Como usar / Chás e receitas

As folhas são duras. Para usar, bater em um pilão para amassá-las, a fim de que no cozimento saia todo o sumo e se encontre com a água para ser aproveitada.

O chá fraco da semente é usado para induzir o vômitos, porém não é recomendado para não irritar o estomago e ocorrer acidentes de uso demasiado.

Fazer o chá fraco com as cascas e tomar sem açúcar.

O chá das folhas de graviola é um conhecido remédio caseiro que induz o emagrecimento e cura o câncer. Vem sendo usado e também testado e comprovado a sua ação. Para fazer, escolher as folhas novas de uma árvore que não esteja exposta à poluição e que foi bem desenvolvida, esteja dentro dos padrões de tamanhos mencionados aqui (porque uma planta mal cuidada e plantada em climas que ela não suporta, cresce pouco e é fraca pra cura de doenças).


Pra que serve? (indicações)

Anti-diabéticaAntitumoralCâncer Câncer são vários tipos de doenças, seja no reto, seja na boca, seja no pulmão que ocorre no tecido quando o crescimento desordenado de células começa a invadir os Saiba mais...diabetesDiarreia É a doença que pode ser crônica, aguda, infecciosa e não infecciosa que pode causar um processo inflamatório na mucosa intestinal, também lesão nos enterócitos, a Saiba mais...emagrecerEspasmódicaEspasmosInseticidaObesidade

Cuidados no uso e advertências

A planta, sem ser a fruta, é considerada tóxica, por isso devemos usar com cuidado.


Localização

  • América tropical, Antilhas e América central.
  • Aqui no Brasil é cultivada no Nordeste principalmente, pois é uma planta predominante de clima tropical.

Mais sobre esse assunto

Outros nomes científicos que foram substituídos pelo oficial encontrado no topo dessa pagina: Annona bonplandiana, Annona cearensis, Annona macrocarpa, Annona muricata var. borinquensis, Guanabanus muricatus


Fotos:

flor e folhas da graviola

Flor da Graviola – Foto: Duy Thuong Ngo

fruto da graviola

Fruto da Graviola – Foto: Duy Thuong Ngo

 

Última atualização: 29 de março - 2015 às 5:28
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "g"

  • Guapa - Dracontium
  • Gilbardeira (Gilbarbeira)
  • Goma Arábica
  • Genciana
  • Grama (Francesa ou do campo)
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter