É uma goma hidrossolúvel (se mistura em água) não solúvel em álcool, óleos etc. extraída da árvore Acacia senegal. Existe várias qualidades de goma e ela varia de acordo com a modalidade de que a árvore é plantada, onde ela cresceu, quais condições climáticas e o tipo de extração que pode ser secagem extrema, passada em pilão, perfuração, etc.

Historicamente tem sido usada importada por países desenvolvidos para usar para dar consistência e textura em alimentos processados pela indústria alimentícia.

Como se extrai? Nas plantas que a produzem, faz-se uma pequena ferida em cortes longitudinais paralelos não muito profundos, com mais ou menos 50 cm de comprimento. Pode também retirar um retângulo da casca, onde na zona ferida é que vai aparecer a resina. Ela é de cor amarelada ou cinza claro.

Teorias conspiratórias: Por causa de seu reconhecimento como um agente emulsificante, a exportação da goma pelo Sudão e outros países para países mais desenvolvidos é barata. Recentemente tem-se descoberto vários benefícios medicinais incluindo a promoção de atividades microbiológicas, das bactérias no intestino agindo como prebióticas,no quer faria o preço sda planta aumentar.mas a venda aos países é feito como agente emulsificante ainda.


Nome científico
Acacia Senegal

Outros Nomes

Aqui no Brasil ela é só conhecida por este nome, Goma Arábica.


Família
Gummae mimosae

Componentes Químicos

Um metabólito peculiar secundário chamado potássio do ácido arábico.

Sais de cálcio, magnésio, taninos, glicosídeos cianogênicos, oxidases, peroxidases, pectinases, (heteropolissacarídeos) D-galactopiranose, ácido D-glicurônico, L-arabinose, L-ramnose.

É usada como excipiente para proteger fármacos contra oxidação e hidrólise. Estabiliza emulsões ou age como demulcente para suavizar.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteCicatrizanteHemostática

Inibidora de protease de patógenos periodontais (está ligada a combate de doenças na boca – gengiva)

Reduz nível de uréia

Foi visto em estudo efeitos antiplaca e antibacteriano quando usado como goma de mascar. Evita também que as placas cresçam ao usar a goma arábica como goma de mascar.

Como sabido, pacientes com problemas renais como insuficiência renal tem uma dieta pobre em proteínas. A Goma age no organismo para aumentar o nitrogênio fecal e massa bacteriana fecal, fazendo com que os níveis de uréia diminuam.

Usos populares: Tosse, Resfriado, Faringite, Diarreia Disenteria, Gonorreia, Queimaduras, Mamilos feridos, Rachadura no bico da mama, Inflamação.

Há um estudo feito com paciente com hipercolesterolemia (aumento de colesterol no sangue) mas não houve nenhum resultado satisfatório para que realmente se possa confirmar a ação da goma sobre essa condição clínica.

Como usar / Chás e receitas

Geralmente nos lugares onde ela é conhecida, tem a goma de mascar pra vender com o princípio ativo da goma em percentagem favorável à redução da placa bacteriana.

Para redução de níveis de colesterol. Usa-se de 10 a 50g da goma em pó por dia.


Pra que serve? (indicações)

AntimicrobianaCárieHepatotóxicaInibidora de ProteaseNefrotóxica

    Cuidados no uso e advertências

    O uso contínuo pode causar aumento da flatulência / gases intestinais, aumento na freqüência de evacuações, dermatite de contato, distensão e pode ser tóxico aos rins e fígado. A interação com medicamentos não foi observada. Não usar em gestantes, lactantes ou pacientes com dermatite de contato.


    Compra e armazenamento

    Compra-se em forma de pó e na embalagem que geralmente vem 20 gramas do produto. É feito também uma goma que também é posta à venda. O xarope geralmente é misturado a outras substâncias e vem com 10% de goma arábica.


    Mais sobre esse assunto

    Conclusão: A Goma arábica, apesar de ser uma goma, mas também vendida como forma de pó, não pode ser usada indiscriminadamente. Ela pode causar reações alérgicas em alguns pacientes. Além disso, para as doenças em que elas são usadas, não existe um estudo que conclua que ela é realmente eficaz.


    Fotos:

    goma arabica caule

    Goma arábica no caule – Foto: Reprodução

    Última atualização: 15 de janeiro - 2016 às 21:44
    Lista das plantas medicinais de A a Z

    Continue lendo mais plantas com letra "g"

  • Guapa - Dracontium
  • Gilbardeira (Gilbarbeira)
  • Goma Arábica
  • Genciana
  • Grama (Francesa ou do campo)
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter