No Japão eles usam muito para tratar tosse, aqui no Brasil, usa-se mais para dar força ao organismo. Saiba que existe outras espécies do Ginseng como o ginseng-americano (Panax quinquefolius) que é usado como um energético e como tônico para organismo; O ginseng-coreano (Panax ginseng) que é usado para os mesmos fins do americano; E o Tien chi (Panax pseudoginseng) que é mais usado para estancar sangramentos.


Nome científico
Panax japonicus

Características

Dá pra se conhecer a planta pelas folhas que são verde bem escuro e brilhantes, seus arredores são serrilhados, são grandes e nascem em grupos de cinco. Os frutos do ginseng-japonês são verde-claros quase amarelos. Os frutos se tornam vermelhos quando maduros. Eles aparecem na primavera. A planta cresce cerca de 60 cm. É uma árvore perene e suas raízes são bastante aromáticas.


Componentes Químicos

A planta é rica em esteróis, saponinas, óleo volátil e glicosídeos esteroidais.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

ExpectoranteFebrífugaTônica

Partes usadas

As partes usadas do Ginseng-japonês, para fins medicinais é só a raiz.


Como usar / Chás e receitas

Cápsulas

Comprar em farmácias ou pela internet. Tomar 600 gramas por dia.

Xarope

Serve para tosse com secreção. Adicionar 400 gramas de açúcar em 500 ml de uma decocção (chá feito com as partes duras da planta como raiz etc, aprenda a fazer aqui) e deixe ferver por 10 minutos. Tomar 5 ml.

Chá

Serve para estimular o sistema imunológico. Serve para infecções recorrentes, para tratar diabéticos não-dependentes da insulina e combate a obesidade. Tomar meia xícara da decocção três vezes por dia (chá feito com partes duras da planta, no caso, a raiz). Para fazer, use 10 gramas da raiz com 600 ml de água fervente.



Cuidados no uso e advertências

Não se pode usar o Ginseng-japonês na gravidez (consulte as ervas medicinais abortivas). Não se pode consumir essa planta junto com algo que contenha cafeína como energéticos, cafés, guaraná, etc.


Localização

O Ginseng-japonês é  uma planta encontrada com facilidade em regiões montanhosas do Japão.


Cultura e como plantar

Na natureza é difícil encontrá-la fora de seu habitat, ou seja, fora de áreas montanhosas do Japão. Se você tiver uma planta dessa e quiser colher as raízes, colha no outono, depois da planta completar 4 anos de idade. Compre as sementes pela internet. Plante elas maduras em um vaso (melhor plantar em sementeira coberta com vidro) e colocar na sombra. A planta tem uma certa resistência para germinar, mas depois que germina ela progride. Assim que ela crescer um pouco e já tiver bem sustentada, transplante para vasos e mantenha na sombra. Coloque em uma estufa, se possível. Transfira ela para solo úmido, bem drenado no fim do verão. Propague a planta pela divisão da raiz, de preferência na primavera.


Fotos:

ginseng japones

Última atualização: 29 de maio - 2014 às 19:08
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "g"

  • Guapa - Dracontium
  • Gilbardeira (Gilbarbeira)
  • Goma Arábica
  • Genciana
  • Grama (Francesa ou do campo)
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter