O uso da Genciana é um pouco controverso devido alguns países abolirem a planta para uso como fitoterápico, porém outros como existe na Europa mantém seu uso. Ela é usada há muito tempo para estimular o sistema digestivo, aumentando a salivação, melhorando o funcionamento gástrico. Há porções preparadas com a planta em associação com álcool como tintura onde são usadas para estimular o apetite, como tônica digestiva. Os demais usos são populares. (Não confundir a planta em questão com a Genciana do corante violeta)


Nome científico
Gentiana lutea, Gentiana acaulis

Outros Nomes

Genciana amarela


Família
Gencianaceae

Características

A Genciana lutea é a com haste e a G. acaulis é a genciana sem haste ou sem caule, duas espécies diferentes. A sem haste é mais usada em alimentos, cosméticos e produtos contra o vício no tabaco.

Em alguns locais vende um coquetel aromatizante que contém um extrato alcoólico feito com genciana e se chama Angostura Bitters.


Componentes Químicos

Genciopicrina, genciína, genciamarina, gencisina, gencianina, ácido genciânico, ácido gencísico, gencianose, princípio amargo.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AperienteTônica

Por causa desse princípio amargo, a genciana é usada como aperiente para estimular o apetite, visto que ajudam a digestão e estimula a liberação de suco gástrico pelo estômago, e bile pelo fígado. Na Alemanha há até um estudo onde foi provada sua ação para estimular as glândulas salivares e aumento da salivação, secreção também gástrica.

Existe vários registros sobre os efeitos da genciana no organismo, porém foi omitido vários visto que esses efeitos foram descritos com a associação de genciana com outros fitoterápicos.

Largamente utilizada contra a malária, age contra o Plasmodium e está no registro que ela foi utilizada na febre em si.

Partes usadas

Raiz ou rizoma para extrair o composto. Analisar a bula da embalagem, ou a embalagem do saco do chá.


Como usar / Chás e receitas

É também usadas em bebidas alcoólicas. Existem bebidas lá fora amargas chamadas bitter onde leva o extrato de genciana. O consumo do composto retirado da genciana aumenta o fluxo salivar, e também há bebidas como tinturas feitas para isso.

Para se fazer a genciana para tomar em casa, colocar 1 colher (chá) da raiz da planta em 2 copos de água no fogo e ferver 4 minutos, rapidinho. Deixar de molho dois minutos ela descansando ainda quente, coar rapidamente. É pra tomar morna antes das refeições e preferivelmente fazer o chá antes de tomar. Prove antes, pois pode ficar muito amargo e será necessário colocar mais água caso fique assim. Não colocar açúcar no chá. Tomar 4 vezes ao dia, antes de comer algo, de preferência.


Pra que serve? (indicações)

CólicasConstipaçãofalta de apetiteflatulênciaindigestãoMá digestãopiroseSíndrome do cólon irritável

Cuidados no uso e advertências

Pode causar alguns efeitos colaterais como dor de cabeça, náuseas e vômito, dependendo da dosagem. Seguir a posologia da embalagem do fitoterápico. Apesar dela não ser bem documentada na literatura científica, algumas embalagens vem com a descrição. Não foi visto interações com outros medicamentos.

O paciente não deve sair a campo para colher por si próprio a genciana visto que ele pode conseguir a errada e confundir com uma tóxica. Algumas espécies como a G. lutea pode vir sem flores e pode ser confundida de uma que tem o heléboro-branco e que é tóxica.

Há relatos de envenenamento causado pela Veratrum album, um tipo de erva que cresce perto da Genciana e que foi colhido para se fazer um tipo de vinho que se faz com Genciana, e aconteceu esse acidente com as pessoas que tomaram o vinho.

Os pacientes doentes hipertensos não podem tomar indiscriminadamente, mas com acompanhamento de profissional para a verificação da pressão. Não usar em gestantes.


Sabor e aroma

Quando a planta completa 2 anos, espera-se o verão e já pode colher as raízes ou o rizoma da planta para extrair o composto. Atentar ao fato de que quanto mais rápida for a secagem da planta após a colheita, mais amarga ela será.


Compra e armazenamento

Compra-se o chá, o extrato, a infusão composta de genciana denominada BP1993, infusão composta concentrada de Genciana BP1993. Geralmente pela internet. Aqui no Brasil é difícil de encontrar. As informações sobre ela são mais ricas em periódicos de fora.


Mais sobre esse assunto

Curiosidades: Os EUA aboliu a genciana do catálogo de plantas medicinais em farmacologia, mas na Europa e no Reino Unido ainda se encontra sem restrições.


Fotos:

genciana-campo

Última atualização: 15 de janeiro - 2016 às 21:25
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "g"

  • Guapa - Dracontium
  • Gilbardeira (Gilbarbeira)
  • Goma Arábica
  • Genciana
  • Grama (Francesa ou do campo)
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter