Muito cultivada em hortos medicinais, jardins, quintais para cultivo tradicional, possui várias espécies do mesmo gênero parecidas que são cultivadas como ornamental, mas a mais difundida popularmente e mais estudada é esta de ondulações vermelhas nas bordas das folhas. Porém outras espécies do mesmo gênero não apresentaram ação forte tanto quanto a Bryophyllum pinnatum, e quando a planta está em flores fica mais fraca suas propriedades.


Nome científico
Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken

Outros Nomes

Folha-da-fortuna, Folha-da-costa, Folha-de-pirarucum, Folha-grossa, Fortuna, Courama, Coirama, Pirarucu, Diabinho, Roda-da-fortuna, Saião, Courama-branca (NE), Courama-vermelha (a que tem as ondulações da folha de cor vermelha).


Família
Crassulaceae

Características

  • Herbáceas
  • Sublenhosas
  • Folhas suculentas crassas
  • Poucas ramificações na planta
  • Pode chegar a 1 metro de altura
  • Cresce mais na floração
  • Filotaxia: oposta
  • Folhas: Tem a característica suculenta, ovaladas, podendo ser obovada. Possui margem onduladas

Apesar de algumas pessoas chamarem esta planta de saião, na verdade o Saião é a Kalanchoe brasiliensis


Componentes Químicos

A planta contém substâncias tóxicas como o compostos cianogênicos que ao serem hidrolisados, libera ácido cianídrico, porém as pessoas pegam as folhas e passam no liquidificador anulando assim o efeito, porque as moléculas se fragmentam, pois o ácido é volátil e evapora.

Bufodienolídios, Briofilina B, Briofilina C, Hidrocarbonetos alcoóis simples, triterpenos, esteróis, flavonoides livres (quercetina, kampferol, glicosilados, patuletina). Vitaminas como ácido ascórbico, riboflavina, tiamina, Niacina. Minerais como Cálcio, zinco, fosforo.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AnalgésicaAnti-inflamatóriaAntialérgicaSedativa

Na Nigéria ela é conhecida pelo tratamento profilático (pra evitar ) para asma. As folhas são fervidas e filtradas em um papel-filtro mais sensível que puder, beber diariamente uma xícara. As mudanças na dieta são a causa do aumento da asma no mundo, e os médicos indicam alimentação antioxidante para tratar e essa planta é antioxidante.

Por causa do uso popular das folhas de B. pinnatum para o tratamento com seu extrato, e sucesso, foi feito estudos para saber se esse extrato era eficaz ou não e foi obtido respostas satisfatórias.

Foi feito um estudo para avaliar a atividade anti-ulcerogênica do extrato aquoso da folha de Courama, em ratos foi administrado indometacina intra-peritonial depois de ter sido administrado o extrato aquoso em assimilação com outras substâncias que auxiliam a ação do componente químico da planta. O ratos que receberam o componente da planta tiveram cerca de 40% de inibição da ulceração causada pela indometacina.

A úlcera péptica acontece quando há desequilíbrio nas substâncias que estão em contato com a mucosa gástrica, quando uma está em quantidade maior ou menor em relação ao normal a outra passa a agir mais forte. A úlcera péptica não deve ser confundida com úlceras, pois úlceras são feridas que pode acontecer em qualquer local do corpo, mas úlcera péptica é a doença ulcerogênica que acomete o estômago, a mucosa gastrointestinal.

Esta planta também é conhecida como tratamento de doenças fúngicas de origem epidérmica como, por exemplo, o pano branco ou Candida albicans.

Outras plantas também tem atividades anti-ulcerogênicas comprovadas, são elas: Pfaffia sp., Kielmeryera coriacea.

Não foi encontrado efeitos tóxicos

Partes usadas

Folhas


Como usar / Chás e receitas

Pode-se fazer associação desta planta com as folhas de outra chamada Malvarisco (Plectranthus amboinicus), a Ipecacuanha (Hybanthus ipecacuanha) e a cebolinha da família do alho (Allium scalonicum) a fim de fazer um xarope para ser usado contra tosse quando se está gripado.

Colher duas folhas frescas escolhendo as que estão no meio de planta, macerar com o garfo e colher o sumo, este sumo colocar em meio copo (americano) de água e misturar. Beber antes das refeições uma colher.


Pra que serve? (indicações)

alergiaAnexiteAnti-diabéticaAnti-úlceraAntifúngicoAntimicrobianaAntitumoralFerida-brabafurúnculogastritehipertensãoimunidade baixaImunossupressorainflamaçãoInseticidaLeishmaniosePeitoralRelaxante musculartosseÚlcera Péptica Perda de tecido no trato digestivo, estes que estão em contato com a secreção do estômago. Pode ter surto e calmaria da doença. A causa é os mecanismos de defesa do Saiba mais...

    Cuidados no uso e advertências

    Pode causar hipotireoidismo com o abuso das subtâncias encontradas nesta planta.


    Localização

    Nordeste do Brasil


    Mais sobre esse assunto

    Sinônimos: Kalanchoe pinnata (Lam.) Pers., Cotyledon pinnata Lam., Bryophyllum calicinum Salisb., Crassula pinnata L. F.


    Fotos:

    folha da fortuna

    Folha-da-fortuna

    Última atualização: 20 de agosto - 2016 às 14:45
    Lista das plantas medicinais de A a Z

    Continue lendo mais plantas com letra "f"

  • Folha da fortuna - Bryophyllum pinnatum
  • Flor da paixão ou Maracujá (Passiflora incarnata)
  • Flor Balão
  • Favela
  • Framboesa
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter