logo vegetall

Flor Lisianto

Também conhecida como Lisianthus, de nome científico Eustoma grandiflorum é uma planta da família Gentianaceae que é cultivada devido as suas flores que existem de várias cores sendo branca, azul e rosa, podendo ter variações como azul-escuro, brancas de bordas azuis, etc. Serve para decoração e para ramalhetes de buquê de noivas. No Brasil, as mais vendidas são as brancas de bordas azuladas com folhas dobradas não-simples, ou roxas, o nome da cultivar é Echo. As folhas da planta Lisianto são oval-lanceoladas, opostas, fácil de cultivar e muito lucrativa no comércio de flor de corte ou de vaso. Lisianto ocorre naturalmente no sul dos Estados Unidos, em territórios de clima seco e bem drenado como o Texas, porém perto de água e em pradarias. Ocorre também no norte do México. É muito cultivada a Europa, Japão e EUA. No habitat, as raízes estão sempre em locais úmidos embora na superfície seja seco. Depois foi introduzida no Brasil em 1980 e em 1990 já se via um interesse econômico sobre esta espécie. É uma das dez plantas mais vendidas no sistema de leilão holandês, que ocorre em floriculturas.

flor de lisianto

Lisianto cor de rosa. A flor da planta Eustoma grandiflorum. Via: Sakata Ornamentals

Origem da flor de Lisianto

Como é uma planta nova no Brasil, tendo crescido sua demanda e seu cultivo e venda na década de 90, ainda há poucas informações sobre suas características, só tem mais informações em países como o Japão que cultiva há mais de 30 anos e alguns da Europa. Isso resulta de uma nutrição desbalanceada da planta no cultivo no Brasil pois aproveita-se informações de outros países, mas os produtores apostam no conhecimento prático que com o tempo vão aprendendo com o cultivo frequente.

flor roxa de lisianto

Flor de Lisianto roxa. Foto por wildflower.com

Características do lisianto

Quanto às características do Lisianto, é uma herbácea bienal mas cultivada como anual, pois com tempo, a planta desgasta-se e não sustenta sua beleza. Caule ereto, mas as folhas e flores são aproveitadas para fins ornamentais como flores de corte ou plantas de vaso. As flores são grandes e tem boa durabilidade, a planta flora nos meses mais quentes do ano (verão). No vaso tem grande durabilidade, cerca de 2 a 3 semanas. As pétalas são firmes. Por serem parecidas com rosas (Rosa sp.) podem ser combinadas no buquê com esta ou até com outras flores.

Flor de lisianto branca com bordas roxas

Flor de lisianto branca com bordas roxas. Foto por: ChampsBahrain

Como plantar a flor de lisianto

Cultivar em meia-sombra, solo fértil, com matéria orgânica e rega frequente. Semeia-se, após germinar as sementes, em 20-21ºC com pH de 6,0-6,5. Crescem em roseta e quando se forma 4 pares de folhas, a planta deve ser transplantada. Semear em terra com muita matéria orgânica e cobrir levemente com a superfície úmida. Com a compostagem correta, a planta se desenvolve bem elevando uma haste para o florescimento. Porém, a planta deve ser podada com frequência para que mais hastes laterais subam até que a planta fique como um tufo cheio de hastes florais sem ramos basais.

plantulas de lisianto via sakata ornamentals

Plântulas de Lisianto na sementeira. Via: Sakata Ornamentals

Família do lisianto

Gentianaceae, a família do Lisianto, é uma família de plantas herbáceas a arbustos que em geral secreta iridóides como metabólitos secundários. As folhas dessas plantas são opostas e simples, com bordas inteiras, sem peciolo (sésseis), sem estípulas. Flores bissexuais e radiais com 4 a 5 pétalas conatas com corola em forma de disco (Judd, 2009). Ocorre em ambiente tropical de montanha e possui 92 gêneros ao todo, incluindo Eustoma da lisianto.

Com informações de Camargo, Backes, Jardineiro.net e Sakata Ornamentals.

Sobre 

Faz Ciências Biológicas na UFPB - Criador do livro Guia de Plantas
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 30 de janeiro - 2018 às 6:23

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.