logo vegetall

Flor de Lírio

Planta cultivada pela beleza de suas flores, que podem ser de várias formas e cores, como branca, amarela, roxo-alaranjado, laranja, vermelha, rosa ou púrpura a depender de sua espécie ou híbrido (mistura de duas espécies). É uma das plantas mais vendidas no mundo no mercado ornamental, comercializada em vasos para cultivo ou como flores de corte para decoração. Possui fácil manejo, baixo custo de produção, ciclo de vida curto, não-toxidade e possibilidade de lucro rápido o que influencia o seu sucesso no mercado.
As plantas que dão a flor do lírio são as do gênero Lilium, um gênero que abriga de 80 a 100 espécies, da família Liliaceae, algumas são híbridas (cruzamento de uma espécie com outra) que lhe conferem cores inusitadas, algumas com pontilhados vermelhos que na natureza serve para chamar a atenção do inseto polinizador.

Assim, por causa da quantidade de híbridos, essas flores são divididas em três grupos nas floriculturas, as orientais (perfumadas e com flores grandes), asiáticas (flores pequenas sem perfumes e cor fortes) e “Longiflorum” (flor grande e cor clara).

Flor de Lírio amarelo

Uma flor de Lírio de cor amarela. Foto por Potomaclilysociety

lilium de cor branca

Foto de Lírio de cor branca. Via: giardinaggio.org

Família da flor do Lírio

Família Liliaceae – A mesma família da flor Tulipa, esta família apresenta plantas herbáceas com bulbos, rizoma contrátil, as folhas são de orientação alterna espiralada ou verticilada, ou como roseta basal. Folhas simples e com borda inteira com venação paralela (como a folha do milho), e com venação reticulada entre as nervuras. Não possuem estípulas. Algumas espécies da família do Lírio (Liliaceae) podem secretar saponinas esteroides que são substâncias que tem propriedade espumante surfactante que pode ser irritante das mucosas. Flores bissexuais de simetria radial, algumas podem ser classificadas como bilaterais.

O gênero Lilium

A família Liliaceae possui 16 gêneros e dentre eles se encontra o Lilium com mais de 80 espécies. O conhecido lírio ocorre em abundância no Japão e na China mas também ocorre em outras partes da Ásia. O Lírio como um todo são distribuídos na natureza em regiões temperadas do Hemisfério Norte.

Significado de Lírio

A bíblia está repleta de menções ao lírio, primeiro no livro Cantares de Salomão com “Eu sou o Lírio dos Vales” Ct. 2,1 onde os cristãos usam suas passagens para se referir à Deus. Também com relações matrimoniais “Como o lírio entre os espinheiros é minha amada entre as jovens” Ct. 2,2.
As cores do lírio também podem ser interpretadas com significados. O lírio amarelo significa “amizade”; o roxo ou o branco significa “matrimônio”, “maternidade”; o lírio azul significa “segurança”; o laranja significa “atração”.
Também é considerada protetora contra as feitiçarias das bruxas.
Os lírio, na mitologia grega, são considerados de origem das gotas do leite de uma deusa quando foi amamentar o semi-deus seu filho. Hera, esposa de Zeus ao amamentar Hércules jorrou leite para o ar e disso nasceu a via-láctea no espaço e algumas gotas quando caíram no chão deu origem aos lírios na terra.

Florescimento do Lírio

A planta como um todo emite um broto de onde sai as folhas e flores chegando até 2 metros de altura. A floração da família do Lilium ocorre na primavera. São polinizadas por insetos como abelhas, vespas, mariposas, borboletas que geralmente procuram a planta para coletar o néctar e levam consigo o pólen para outras plantas.

Lirios conhecidos no Brasil

Lírio-do-Amazonas, Estrela-dalva

Foto do lírio do amazonas

Lírio do Amazonas, Eucharis grandiflora. foto por: University of Connecticut

Lírio-da-Chuva

Foto do Lírio da chuva cor de rosa

Lírio da Chuva, nome científico: Zephyranthes Foto por: Großblütige Zephirblume

Há também o falso-lírio de até 90 cm de altura conhecido como Lírio-roxo-das-pedras ou Pseudo-íris-azul no Brasil. É uma planta de nome Neomarica caerulea da América do sul, de clima tropical e subtropical com flores azuis que são grandes, com floração perene e se desenvolve melhor em clima quente.

Flor azul do falso Lírio

Falso-lírio – Neomarica caerulea. Foto de Juliana Gonçalves da Flora Digital do Rio Grande do sul

Fatos sobre o Lírio

– Formato da flor de lírio: Plano ou de trombeta (trompete).

– O Lírio melhora a qualidade do ar diminuindo os níveis de toxinas do mesmo.

Sobre 

Faz Ciências Biológicas na UFPB - Criador do livro Guia de Plantas
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 30 de janeiro - 2018 às 7:17

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.