logo vegetall

Flor Crisântemo

O Crisântemo (cujo significado é “flor dourada” em grego, apesar de possuírem outras cores), também conhecido como “Monsenhor”, são flores das espécies do gênero Chrysanthemum onde a mais conhecida no Brasil é a C. morifolium cor-de-rosa e são fáceis de cultivar. São plantas perenes, apesar de serem cultivadas como anuais, e possuem afinidade com climas pouco ensolarados típicos de regiões da Ásia onde a planta ocorre naturalmente, ou seja longe dos trópicos, com pouco sol, em locais do globo com noite longa. As flores são dispostas em capítulos, podem ter forma ovaladas ou dobradas, as folhas com textura áspera e os caules lisos. O crisântemo costuma ocorrer na natureza em campos. É originária da Ásia principalmente na China e Japão, mas foi introduzida na Europa, depois Estados Unidos, veio para o Brasil com a colonização Japonesa e com os Holandeses. Os cultivares de Chrisanthemum podem chegar de 30 cm a 1 m de altura dependendo da espécie. Na verdade, cada flor que conhecemos é uma inflorescência, pois a flor é em capítulo como o girassol. Podem ser Branca, Rosa, Vermelha ou Amarela podendo ter essas cores com tonalidades forte ou fraca. São usadas no comércio o crisântemo de corte ou de vaso, e os cultivares de corte são os que mais apresentam problemas como envelhecimento precoce, murchamento das flores com amarelecimento das folhas, mas há técnicas no mercado para inibir.

Flor de crisântemo cor-de-rosa

Histórico do Crisântemo

É cultivada há mais de 1.200 anos na China e Japão, em 1.700 já era encontrada na Europa, depois em 1.800 nos EUA. No Brasil mais tarde foi introduzidas pelos imigrantes japoneses por volta de 1.900, tendo sida trazida também pelos holandeses que povoaram o Nordeste. Ao longo desse trajeto foi se adaptando a vários climas no que resultou hoje em dia várias cultivares do Crisântemo.

Significado de Crisântemo

O Crisântemo é o simbolo do sol e do imperador devida a cultura japonesa. Representa a felicidade, nos países de origem da planta há até o data comemorativa como festival da felicidade em homenagem a planta.

Flor de crisântemo cor amarela

Pode fazer chá com o crisântemo?

No comércio, o crisântemo é uma das mais procuradas podendo ser encontradas em pacotes de até 30 plantas custando até R$ 10,00 e uma muda custa até R$ 5,00. Porém, apesar de ser comestível, sendo o feito o chá nos países de origem, a planta comprada no comércio não pode ser consumida pois vem com pesticidas e produtos tóxicos, além de serem coradas artificialmente em alguns casos ou aplicado bloqueador fisiológico para aumentar a vida útil fechando os estômatos e inibindo a transpiração depois do corte, assim como aplicação de fungicida e bactericida. (Spricigo, 2010)

Como plantar crisântemo?

O Plantio é feito em dias curtos, para facilitar o desabrochar das flores no inverno principalmente, mas pode-se simular períodos noturnos para conseguir. É feita a semeadura ou propagação vegetativa, estaquia (mais fácil), com corte liso um pouco abaixo da gema deixando com 7 cm de comprimento, (Lemaire, 1964), também por rebentos. Cuidado que ao expor a muito sol não enraíza. Cultiva-se em clima de 18 a 25 ºC. Os botões florais da planta podem ser retirados para que a planta desenvolva mais menos flores. Deixar em sombra parcial. Solo fértil rico em matéria orgânica, úmido, mas não muito e com pH entre 5,5 e 6,5. No entanto, as condições variam de acordo com a variedade usada.

A Família Asteraceae do Crisântemo

A família Asteraceae são dotadas de espécies de plantas herbáceas, arbustivas ou arbóreas, algumas secretam substâncias como inulina, muitas com resinas ou látex, ainda óleos aromáticos. Com folhas simples podendo ser partidas ou lobadas, alternas, espiraladas, opostas ou verticiladas. As flores são agregadas em capítulos rodeadas por brácteas (como o Girassol) que dá a aparência de serem pétalas. As espécies são de ocorrência cosmopolita (em todo o globo habitável) e possuem cerca de 1.535 gêneros (Chrisanthemum incluso) e mais de 20.000 espécies. (Judd, 2009)

Com algumas informações de Blog Plantei e Globo Rural.

Sobre 

Faz Ciências Biológicas na UFPB - Criador do livro Guia de Plantas
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 30 de janeiro - 2018 às 16:58

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.