logo vegetall

Flor borboleta

A flor borboleta Clerodendrum ugandense é uma planta que era considerada da família Verbenaceae, a mesma da Erva-cidreira verdadeira, mas hoje em dia, devido às técnicas mais sofisticadas como a sistemática molecular, em que os cientistas colhem uma célula de seu tecido e analisam o DNA para comparar com o DNA de outras plantas, descobriu-se que é da família Lamiaceae, do Hortelã, ou da Erva cidreira da Europa então esta planta é mais aparentada ao Hortelã do que com a Erva-cidreira. Seu nome científico é Clerodendrum ugandense por isso também pode ser conhecida como Clerodendro-aficano ou Borboleta-azul-africana. É sinônimo de, ou seja, a mesma planta da Rotheca myricoidesugandensis‘. Apesar de se parecer com orquídea, a planta não é epífita, é terrestre. Dá uma flor semelhante a uma borboleta violeta e azul visto que 4 pétalas são dispostas em simetria bilateral e possuem uma cor violeta clara, representando as asas e a pétala do meio se parece com o corpo da borboleta, visto que é mais escura.

Duas Flores borboleta

Flor borboleta Duas flores borboleta, Rotheca myricoides via: Botanical Garden Meise

É um arbusto pequeno, às vezes confundido com trepadeira, mas possuem caules lenhosos, então são arbustos. Cresce cerca de 3 metros quando bem desenvolvida sem poda. Há muito tempo é cultivada, há mais de 100 anos em jardins botânicos pelo mundo, mas só recentemente tem sido valorizada pela população por conta da beleza de sua flor.
Quanto às características botânicas, temos folhas serreadas ovaladas com orientação oposta e com inflorescência em panículas. As flores tem cerca de 25 centímetros que se parecem com borboletas, e por isso são bem procuradas. A planta costuma florir entre o verão e outono.
A planta da flor de borboleta ocorre em Uganda e no Quênia, em arredores da parte leste da África. Como é de ambiente tropical e subtropical, é recomendável regar duas vezes por semana, porém, rega-se mais em tempos quentes e menos em tempos frios. Na natureza costuma crescer muito, mas cultivando pode-se podar das pontas dos ramos com frequência para que os ramos florísticos possam brotar. As flores possuem aroma quando se mexe nelas e isso serve naturalmente para que a planta possa repelir eventuais insetos que aparecerem.

Uma flor borboleta no sentido direito

Uma flor borboleta. Foto por: almostedenplants.com

É um lindo arbusto e não necessita de cuidados especiais, basta que a rega seja frequente, principalmente em ambientes secos, e eventualmente controle com a poda.

Com informações de Floridata.com e troptropicals.com

Sobre 

Faz Ciências Biológicas na UFPB - Criador do livro Guia de Plantas
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 30 de janeiro - 2018 às 6:46

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.