Planta espinhosa que se dá na Caatinga, em lugares de clima seco. Nessas regiões é de criação difícil de animais, mas quando tem eles costumam comer as folhas secas  da favela caídas no chão. Contém um ácido chamado ácido cianídrico de modo que deve se ter cuidado com os animais que a comem, se você usar ela para alimentá-los. Para não ocorrer intoxicação dos mesmos, deve se eliminar o ácido antes de os dar.


Nome científico
Cnidoscolus phyllacanthus

Família
Euphorbiaceae

Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Anti-inflamatóriaAntioxidante

Previne o envelhecimento precoce, diminui chances de Alzheimer e doenças degenerativas, também úlceras e feridas.

Como usar / Chás e receitas

Usar direto no ferimento a casca da favela para cicatrizar feridas, mais comum o pó. É muito usada para bicho de pé, pois é comum nessas regiões secas. Seu leite ou extrato dá pra curar dor de dente, semelhante ao uso do óleo de cravo. A água, também que sai da casca da favela pode ser usado para aplicar no dente para curar dores. Já a semente e o óleo pode ser consumido, mas as folhas, geralmente são consumidas por animais. As batatas da raízes são usados para alimentar criação de porcos.

Já segundo uma pesquisadora da UFPB, a casca e entrecasca da favela, particularmente do caule pode ser usado para fazer uma maceração, que é um chá feito sem ferver, deixando de molho para inflamações em geral, mas principalmente no ovário.

Porém fique atento porque outros estudos dizem que C. phyllacanthus é uma planta cianogênica que causa intoxicação após a ingestão das folhas planta fresca, que acontece frequentemente em animais.


Pra que serve? (indicações)

AlzheimerenvelhecimentoferidasÚlcera Péptica Perda de tecido no trato digestivo, estes que estão em contato com a secreção do estômago. Pode ter surto e calmaria da doença. A causa é os mecanismos de defesa do Saiba mais...

    Localização

    Rio grande do Norte, Paraiba e Pernambuco.


    Fotos:

    favela planta

    Planta Favela – Foto: Página de Eliel Barbosa

    Última atualização: 9 de junho - 2014 às 19:37
    Lista das plantas medicinais de A a Z

    Continue lendo mais plantas com letra "f"

  • Folha da fortuna - Bryophyllum pinnatum
  • Flor da paixão ou Maracujá (Passiflora incarnata)
  • Flor Balão
  • Favela
  • Framboesa
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter