Semente de abóbora é benéfica para a saúde

A semente de abóbora tem grandes benefícios para a saúde. Magnésio, manganês, proteína, cobre e zinco são os principais nutrientes. São nutrientes que o corpo humano precisa no dia-a-dia. Além de ser rica nessas propriedades, também é uma fonte de Vitamina K, Fitosterol (que ajuda a reduzir níveis de colesterol LDL) vitamina E, B etc.

Desde antigamente em épocas passadas, cerca de 7000 a.C, foram descobertos por arqueólogos as sementes de abóbora em cavernas no México. Depois passou a ser muito usada por tribos americanas, e depois também popularizada na Grécia antiga.

Elas são boas para se conservar, não precisa de refrigeração, é só guardar elas secas em lugar arejado e sem umidade que ela dura muito. Quando comprar elas no supermercado, certifique-se que elas estão fechadas ou ensacadas e que não estejam em ambiente úmido. Se for guardar na geladeira, colocar em recipiente hermético. Eles duram cerca de 2 meses fazendo assim.

Nutrientes da semente de abóbora

tabela nutricional semente jerimum abobora

Tabela Nutricional da semente de abóbora

Benefícios da semente de abóbora

É anti-inflamatória – Usa-se para redução de inflamação de artrite. É bom porque não acontece efeitos colaterais de medicamentos para isto, e faz o mesmo efeito.

É Vermífuga – É usada como tratamento natural, as sementes, regularmente para matar vermes somente adicionando à comida.
Mantém o coração e o fígado saudável – Se usada com sementes de linhaça em conjunto, pode ser poderoso para melhoramento de doenças ou até mesmo o bom funcionamento do coração e do fígado, isso porque a abóbora é rica em gorduras do bem, e alguns antioxidantes e fibra, e junto com a linhaça que também tem ótimos benefícios, faz com que se torne um remédio poderoso para revitalização.

Melhora o bombeamento sanguíneo – Como ela é rica em magnésio, só essa quantidade do gráfico, que é 1/4 de uma xícara, de sementes de abóbora, já contém quase a metade da quantidade diária de magnésio que precisamos. O magnésio é importante para o bombeamento do coração, e melhoramento da circulação relaxando os vasos sanguíneos deixando-os trabalhando melhor.

Beneficia o sistema imunológico (defesa do organismo) – Beneficia o sistema imunitário porque é rica em Zinco – nutriente essencial para manter as crianças com o desempenho escolar bom, elevar níveis de aprendizagem, curar gripes e resfriados mais rápido, evitar depressão e aparecimento de espinhas, entre outros.

sementes abobora

Sementes de Abóbora / Jerimum – Foto: Davity Dave

Melhora a insônia – O triptofano encontrado em quantidade considerável nas sementes de abóbora, aminoácido que é necessário pra o corpo chegar a produzir melatonina, o hormônio do sono.

Usada na menopausa – Por causa dos fitoestrogênios, que são encontrados principalmente no óleo de sementes de abobora, faz com que aumente o colesterol bom no corpo, diminuindo sintomas da menopausa.

Usada por diabéticos – Depois de estudos em animais, foi comprovado que melhora a regulação de insulina no corpo, prevenindo complicações de diabetes.

sementes abóbora frita

Smentes de Abóbora Frita – Foto: Elana’s Pantry

Sementes de abóbora como comer

Além de seus benefícios para a saúde, as pessoas gostam muito de comer a semente de abóbora frita. Ela no óleo de azeite extra virgem fica uma delícia. É necessário fritar no óleo de azeite para resultar em um petisco saudável. Coloca-se sal à gosto depois de assar (realmente ela fica mais gostosa e mais saudável que batata-frita, bem salgadinha).

  • Primeiro pegue algumas e lave em água corrente.
  • Coloque elas mergulhadas em água salgada e deixe por dez minutos (faz ela ficar mais fácil de ser digerida e consequentemente ser aproveitada pelo organismo os seus nutrientes).
  • Depois coe e seque-as bem com um guardanapo até que todas fiquem secas e sem umidade.
  • Coloque na frigideira e coloque azeite extra-virgem por cima e frite (fritar em fogo baixo para não queimar). Não torrar muito para não destruir os nutrientes da semente.
  • Depois é só escorrer, colocar uma pitada de sal, mexer e esperar esfriar para comer.

Você vai notar seu gosto saboroso, parecido com noz.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 2 de janeiro - 2014 às 18:26

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.