Erva conhecida pelo seu efeito sedativo, esta espécie, mas como tem algumas outras espécies diferentes delas, deve-se ter cuidado para não confundir. (Scutellaria galericulata também sedativa e a chinesa Scutellaria baicalensis serve para febre).


Nome científico
Scutellaria lateriflora

Outros Nomes

Antigamente era conhecida lá nos EUA como a erva do cachorro louco, quando achavam que ela curava raiva, depois descobriram que ela não curava isso. É porque os cachorros tem costume de comer mato quando estão com dor de barriga, e quando comiam ela, as pessoas pensavam que o cachorro comia a raiz e ficavam curados.


Características

Suas flores bem azuis, ou rosa, e também pode ser brancas costumam aparecer no verão. Suas folhas são em forma de zigue-zague e dá pra se notar de longe seu aspecto como forma de seta. Seu caule, assim como várias espécies do hortelã (ela é da família do Hortelã) é de forma quadrada, e dá pra se notar quando pegamos em um ramo.

Ela chega a crescer pouco mais de 60 centímetros, é perene, considerada uma herbácea. Ela se espalha por menos de 50 centímetros.


Componentes Químicos

Flavonoides, taninos, minerais, iridoides amargos e óleo mineral.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AntiespasmódicaCalmanteRevigoranteSedativaTônica amarga

Como é uma planta sedativa, ela age no organismo relaxando os nervos, ótima para curar ansiedade, síndrome do pânico e qualquer tipo de distúrbios psicológicos que agem nos nervos, deixando a pessoa inquieta. Ela também é tônica amarga leve, ou seja, você ao consumi-la vai sentir um pouco de fome. Como age nos nervos, diminui espasmos.

Partes usadas

As partes aéreas, ou seja, folhas , flores e caules.


Como usar / Chás e receitas

Infusão ou chá: Para curar estresse, cansaço, preguiça, tomar três vezes por dia a infusão da escutelária, leve. Já o Chá mais forte da escutelária é feito usando uma colher da erva seca em cada xícara de água. Caso queira fazer para a família toda, colocar 3 talos em uma jarra fervente. É ideal quando a família chega de viagem naquela tensão, para aliviar todo mundo. Serve também para TPM, ou seja, qualquer distúrbio que deixa a pessoa inquieta.

Tintura: Tomar até 40 gotas da tintura misturada em água três vezes por dia para conseguir efeito potencializado.

Cápsulas: Compre em farmácias de manipulação, casas de ervas.


Pra que serve? (indicações)

ansiedadedor de cabeçaesgotamento mentalestresseNervosismosíndrome do pânicoTensãoTPM

Localização

Nativa da América do Norte, mais nos EUA.


Cultura e como plantar

Como ela na natureza é encontrada em terrenos úmidos,  já podemos ter uma noção de como ela gosta de ser cultivada. Quando for plantar, escolha um lugar com terra úmida bem drenada e com composto orgânico para ela crescer bem. Escolha um lugar que dê sol de vez em quando.

O pessoal planta ela em sementeira para depois passar para o terreno, mas pode plantar direto. Estou dizendo isso porque fica mais fácil de ela pegar se plantar em sementeira para depois transferir. Agora a sementeira deve ser pequena. Cuidado que ela pode se tornar invasiva.

Assim que colher, ressecar no microondas ou na sombra, não no sol, para não acabar com seu principio ativo que tanto faz bem.


Fotos:

Escutelária

Planta Escutelária – Por Gary Nored do Texas

Última atualização: 11 de junho - 2014 às 1:58
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "e"

  • Estévia (Stevia rebaudiana)
  • Erva Doce
  • Erva tostão
  • Erva mate (Ilex paraguariensis)
  • Erva Jararaca
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter