Erva tostão ou pega pinto é uma planta daninha, mas também medicinal, herbácea bem simples, mas que suas raízes tem um efeito protetor do fígado e como um forte diurético aumentando a quantidade de urina em doses baixas e diminuindo em doses altas. Possui uma raiz de tom roxo e branco na parte interna.


Nome científico
Boerhavia diffusa L.

Outros Nomes

Pega-Pinto, Bredo-de-porco, Bredo, Solidônia, Barriguinho, Erva-de-porco, Tangaracá


Família
Angiospermae – Nyctaginaceae

Características

  • Herbácea
  • Bienal
  • Perene
  • Suculenta (possuem as folhas carnosas, ou seja, grossas)
  • Mede de 50 a 70 cm de altura
  • Raiz tuberosa (por isso é conhecida também como batata de porco)
  • Folhas: Simples, glabras, carnosas verde em cima e verde clara em baixo. Cada uma mede até 8 cm de comprimento.
  • Flores: Em pendão floral, as flores são pequenas podendo ter cor vermelha ou branca onde se dá quase no fim dos ramos, acima onde cresce as folhas. Em glomérulos sobre as panículas terminais.
  • Frutos: Pequenas cápsulas verdes com pelos. É comum quando vamos para o mato e quando viemos, elas venham coladas na calça, semelhante ao carrapicho, sendo que o que prega são alguns pelos, o carrapicho são espinhos.

Bem ramificada, uma planta que tem vários ramos tanto rasteiros como eretos, onde eles tem poucas folhas. Esses ramos também são ramificados.

Aqui no Brasil encontra-se com facilidade em terrenos baldios e bordas de matas. É considerada uma planta daninha pois pouca gente sabe de todos os seus benefícios medicinais. Ela ataca também lavouras agrícolas onde deve ser controlada. Apesar de ser fácil de encontrar, não se poder usar qualquer individuo desta planta porque geralmente as que estão em bordas de matas e terrenos baldios estão com atividades farmacológicas deterioradas pela ação da poluição. É bom plantar por si mesmo a planta para que consiga ela saudável e rica em componentes, ou comprar em lugares especializados.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AntiespasmódicaColagogaColeréticaDiuréticaHemostáticaHipotensiva

Esta planta tem um enorme poder diurético, por isso pode ser usado, não em combinação, mas um ou dois dias depois de usar o Cranberry (oxicoco) que é muito bom para infecção urinária. Assim as duas agirão juntas para acabar com a infecção mais rápido. Outra ação da planta é protegendo e regenerando problemas no fígado.

Na literatura científica consta que em doses baixas, tem ação diurética facilitando a produção e secreção de urina, e em doses altas tem o efeito oposto mantendo a bexiga vazia, ou se cheia, com uma urina menos concentrada. A quantidade ideal para produzir urina é até 300 mg por kg. Para inibir, mais do que isso por kg.

Já sobre as toxinas no fígado, foram introduzidas em mamíferos e administrado extrato da planta e foi visto efeito favorável para inibir a ação dessas toxinas.

Partes usadas

Raízes


Como usar / Chás e receitas

Cataplasma: Moer as raízes, ferver com um pouco de água para formar uma pasta e aplicar em forma de cataplasma na pele bicho de pé e mordida de cobra, bem como afecções na pele diversas como abcessos e arranhões.

Chá: Coloque um litro de água na panela com 3 colheres da erva (geralmente é a raiz triturada e seca). Ferva por 15 minutos em fogo baixo, desligue e espere mais cinco minutos íngreme (tampado e abafado). Coe e guarde não na geladeira, mas em um recipiente fechado e tome 3 xícaras no dia. Prefira fazer outro chá se for tomar no outro dia.


Pra que serve? (indicações)

Anti-hemorrágicaAntiamébicabicho de pécirrosecistiteFígadohepatiteicteríciainfecção urináriapedra na vesículaPicada de cobraProblemas urináriosRins

Localização

Brasil e América Tropical (perto da linha do Equador)


Cultura e como plantar

A multiplicação da planta é feita através de sementes.


Mais sobre esse assunto

Sin.: B. adscendens Willd., B. caribaea Jacq., B. coccinea Mill., B. erecta L., B. diffusa var. leiocarpa (Heimerl) C.D. Adams, B. diffusa var. mutabilis R. Br., B. viscosa lag. & Rodr., B. repens var. diffusa (L.) Heimerl ex Hook. f.


Fotos:

erva tostão planta

Erva tostão – Pega Pinto – Foto: Reprodução

Última atualização: 29 de setembro - 2015 às 11:49
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "e"

  • Estévia (Stevia rebaudiana)
  • Erva Doce
  • Erva tostão
  • Erva mate (Ilex paraguariensis)
  • Erva Jararaca
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter