Leva esse nome “Erva de gato” (também conhecida como Erva unha de gato), porque na antiguidade, de onde ela é originária (Europa e mediterrâneo) os gatos gostavam de pular e rolar por cima dela no jardim. Mas mesmo hoje em dia se plantar em jardins é notável a movimentação de gatos ao redor. Eles gostam pois o cheiro dessa erva produz efeito psicoativo neles.


Nome científico
Nepeta cataria

Outros Nomes

Erva unha de gato Em inglês é conhecida como "catmint" que quer dizer mais ou menos "menta-de-gato". Ou Catnip.
Também conhecida como <a href="https://www.vegetall.com.br/erva-de-gato/">Gatária</a>


Família
É da família da menta (Lamiaceae).

Características

É classificada como herbácea – erva perene. Suas flores aparecem no verão ou no início do outono e são de cor roxa ou branca. O caule tem o formato quadrado (sem ser roliço) por que ela é da família das espécies da hortelã. A planta cresce até 90 cm e se espalha por 30 a 60 cm.


Componentes Químicos

Contém Glicosídeos e também óleos voláteis conhecidos como o gerânio, citronelol (veja as principais plantas cítricas), nepetalactona (que vem do nome científico da planta Nepeta cataria).


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteAntidiarreicaAntiespasmódicaAntitussígenaCalmanteCarminativaDiaforéticaDigestivaEmenagogaEstimulanteRelaxanteRevigoranteSedativaTônica

A ação da planta em humanos pode ser relaxante para o sistema nervoso (por causa da nepetalactona que também age nos gatos). Age também no sistema digestivo aliviando flatulências, gases, diarreia. Age também na musculatura combatendo e aliviando espasmos. Estimula a produção de suor, por isso é usada quando se está com febre. E por fim, ela provoca a menstruação.

Partes usadas

Só são usadas na medicina alternativa, as partes aéreas da planta.


Como usar / Chás e receitas

O Chá da erva de gato trata problemas digestivos (intestinos), estomacais (estômago) e do sistema nervoso central (ansiedade estresse e tudo o que envolve cérebro). Pode ser tomada meia xícara de um chá padrão (como fazer chá) feito com as folhas da planta.

Pode comprar a pomada da erva de gato para tratar de problemas como hemorroidas ou pode ser feito o chá para tratar isto também, bem como varizes.

Já a tintura da planta pode ser feita quando quiser que o efeito da erva seja potencializado. (como fazer tintura). Tome uma colher de chá da tintura 3 vezes por dia. Por ser muito forte, recomenda-se misturar a infusão com um pouco do chá. Também use a tintura para massagem em articulações quando estas estiverem com dor, seja por pancadas ou por doenças como artrite.



Cuidados no uso e advertências

Não se pode usar a erva de gato na gravidez (consulte a lista de erva medicinas abortivas).


Cultura e como plantar

Quando a planta floresce, já é hora de começar a colher e isto acontece no verão. Pode ser usada em plantações para plantar em locais estratégicos, pois ela espanta besouros que destroem as plantas, mas atraem abelhas e outros besouros não perigosos à saúde das plantas (veja a lista de doenças das plantas).

Plantar em solo úmido e bem drenado em local ensolarado e regar com frequência. Mas ela é bastante adaptável ao ambiente, pois ela está acostumada pela evolução a terrenos acidentados porque ela era muito plantada em jardins, então não há preocupações de procurar um local ideal para plantar. Basta cuidar bem da planta.


Fotos:

Erva de gato

Erva de gato + Gato no jardim

Erva de gato planta

Erva de gato + Besouro na plantação

Erva de gato caule

Erva de gato – Planta Medicinal – Foto: illinoiswindflowers.info

Última atualização: 7 de junho - 2014 às 13:56

Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "e"

  • Estévia (Stevia rebaudiana)
  • Erva Doce
  • Erva tostão
  • Erva mate (Ilex paraguariensis)
  • Erva Jararaca
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter