Planta que vive em terrenos argilosos, bem perto da luz do sol, como em bordas de florestas quente-úmidas e luminosas, é uma planta arbórea que dá pra se usar como ornamental e medicinal, e até para produção de itens que se usa madeira. Ela é bem bonita. Apesar de ter muitos efeitos benéficos à saúde, ela é mais usada para hipertensão, principalmente suas folhas grandes, onde se obtém um extrato aquoso para ser usado.


Nome científico
Cecropia glaziovii

Outros Nomes

Embaúva, embaúba-vermelha


Família
Urticaceae

Características

  • Uma árvore bem notável, que tem seus troncos grossos com não muitas folhas. Com troncos grossos cilíndricos, dá pra se conhecer de longe uma embaúba, por causa também de suas folhas grandes na ponta dos galhos, geralmente na parte de cima da árvore.
  • Uma planta dioica, que tem a fêmea e a planta macho.
  • Mede até 15 metros
  • Flores sem pétalas.
  • Folhas simples lobadas e grandes.
  • É considerada uma espécie pioneira, ou seja, dependem de luz em todas as fases do processos de crescimento, por isso elas preferem as bordas das florestas.
  • Tem um fruto carnoso e comestível, quando madura principalmente, pois é bem doce. Esses frutos são do tipo aquênios.
  • Se reproduz após a ramificação do tronco.
  • É uma planta que “chama” muita formiga para perto de si, pois com seus tronos ocos, elas vivem dentro sem degradar a planta. Na biologia dá-se o nome de mutualismo, e para entender, é como se fosse uma parceria entre as embaúbas e as formigas “aztecas”, onde uma se beneficia da outra. As embaúbas, pelo fato de não aparecer plantas trepadeiras e animais herbívoros que degradam a planta comendo-as, e as formigas conseguem abrigo e guardar alimentos.
  • Como a embaúba é uma planta que se dá bem em mata atlântica, principalmente nas bordas, em áreas abertas, é ótima também para usar como planta ornamental, para pavimentação de ruas, praças jardins, e também recuperação de áreas degradadas da mata atlântica, sendo fácil de fazer o manejo.

Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteAntiasmáticaAntitussígenaDiuréticaEmenagogaTônicaVermífuga

Partes usadas

Todas as partes da planta são usadas para curar doenças, desde as raízes até a copa. Pode-se usar os brotos, as folhas, cascas etc. Sendo usada também seus frutos para alimentação e sua madeira para produção de jangadas, calçados, lápis, material para flutuação de barcos e navios, brinquedos arcaicos, palitos de fósforos, aeromodelismo, forros, pasta de celulose, cordas (casca) etc.


Como usar / Chás e receitas

Apesar de todos esses benefícios, ela é mais usada para tratar de hipertensão, principalmente as folhas, pois foram feitos estudos com elas onde foi comprovada a ação de princípios ativos como flavonoides, que foi notada ação contra hipertensão, e também por ela ser conhecida popularmente para ser usada contra isso, aqui no Brasil. Principalmente em áreas da região sul, onde ela é mais encontrada.


Pra que serve? (indicações)

amenorreiaAnúriabronquitecoqueluchedisenteriadismenorreiaDispneiasDoenças cardiopulmonaresDoenças cardiorrenaisferidashemorragiaInfecção respiratórialeucorreiataquicardiaTuberculose

Localização

São mais encontradas em florestas tropicais da América, principalmente do sul. Aqui no Brasil, ela é encontrada do Rio Grande do Sul até a Bahia. Ela se dá mais em mata atlântica e florestas tropicais. Elas preferem as bordas das florestas, áreas abertas seja pela ação humana ou natural.


Cultura e como plantar

Para plantar a embaúba, deve-se escolher um local luminoso simulando áreas de clareiras de florestas, mas você pode encontrar ela facilmente em terrenos baldios e áreas mais verdes da cidade por causa da ação dos animais que comem seus frutos, que são bem doces e espalham pela região as sementes e elas se multiplicam. Porém, para usar como planta medicinal, quanto mais longe da cidade a planta estiver, melhor, pois vai estar mais limpa longe dos efeitos adversos da poluição e chuva ácida.
Se for colher de áreas de florestas, certifique-se de não colher, principalmente as folhas, quando elas estiverem em período de frutificação pois isso vai afetar a produção e alimentação de animais que dependem dela.

Planta-se as sementes coletadas dos frutos das árvores femininas. Colocar as sementes em uma peneira e lavar mexendo até que saia toda a mucilagem que envolve a semente, depois colocar pra secar e plantar em terrenos férteis, ricos em matérias orgânica e argilosos, bem perto da luz do sol boa parte do dia.


Mais sobre esse assunto

Existe várias espécies da embaúba, no Brasil é catalogada mais de 10 espécies, e a Cecropia é mais achada.


Fotos:

folhas da embauba

Folhas da embaúba – Foto: Wallygrom

frutos da embauba

Frutos da embaúba – Foto: Alex Popovkin, Bahia, Brazil

Última atualização: 6 de outubro - 2014 às 19:05
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "e"

  • Estévia (Stevia rebaudiana)
  • Erva Doce
  • Erva tostão
  • Erva mate (Ilex paraguariensis)
  • Erva Jararaca
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter