Produção de alga nori no mundo e como usar para emagrecer

Livro Guia de Plantas Medicinais

Não é de hoje que as algas são um componentes essencial no cardápio de povos asiáticos como da China, Coreias e do Japão, e também de ilhas com largas áreas costeiras como Indonésia e Malásia. Essas localidades costumam ser mais populosas e há uma grande migração pelo mundo e as pessoas levam junto sua cultura terminando por passar esses costumes a população local. O costume de comer algas no mundo é mais observado onde a população japonesa é maior e isso é mais visível no Havaí e algumas localidades dos EUA na Califórnia. Aqui no Brasil também não fica de fora pois temos uma grande comunidade japonesa em São Paulo.

Meu interesse por algas surgiu quando no curso que faço de Ciências Biológicas cursei uma disciplina básica de algas com uma professora japonesa muito boa. Rapidamente passei a pesquisar mais sobre o assunto e procurar outras disciplinas a respeito.

As pessoas costumam, no Brasil, procurar algas principalmente a Alga Nori (Porphyra umbilicalis) para o consumo com o fim de auxiliar no emagrecimento usando-a em saladas, sendo encontradas em supermercado prontas para consumo as mesmas desidratadas. O mercado vai se desenvolvendo com algumas empresas cultivando algas marinhas em terra e tanque para o consumo humano. Os EUA exportam para o próprio Japão as algas.

alga-nori-porphyra

Alga Nori

A Coreia do sul tem uma forma mais barata e em larga escala de produzir a algas e a Coreia do norte uma forma mais cara e em pequena escala. Mas de todos os países produtores da alga nori, a Coreia do norte é a que faz de melhor qualidade. Depois vem o restante dos países, porém a qualidade da alga produzida no ocidente é mais baixa que qualquer país de origem asiática. Basicamente as fazendas de produção nos EUA vendem ou aos restaurantes que comercializam sushi ou a lojas de varejo como lojas de chá e produtos naturais de supermercados, tendo destino ao consumidor final, porém a ampliação dessas fazendas é bastante questionada na região. A produção é feita coletadas à mão nas fontes naturais ou cultivando pois a alga lança esporos que é lançado nas proximidades, mas no cultivo é lançado embaixo da lâmina das algas que se desenvolvem em algas filamentosas cultivando com luz reduzida como se fosse em dia mais curtos, temperaturas baixas onde as lâminas de Porphyra se desenvolvem em redes colocadas horizontalmente no mar onde em uma parte do dia é exposto fora da água onde as algas “daninhas” morrem mas a Porphyra como consegue sobreviver um tempo em ambiente seco, sobrevive.

producao-alga-nori

Produção de Alga Nori – A rede é esporulada e mergulhada em água do mar onde a alga vai crescendo até serem colhidas. Ela suporta certo tempo secas expostas ao sol, isso faz com que se livre de parasitas como diatomáceas.

As lâminas de Porphyra são lavadas e cortadas em pedaços iguais, colocadas na esteira onde a água se escoa e é seca controladamente com temperatura e são embaladas em pacotes de 10 folhas. Pode ser vendido como Hoshi-nori (natural) ou Yaki-nori (torrado).

São consumidas pelo mundo embaladas em arroz no sushi (proteínas da alga e carboidratos do arroz é como o nosso arroz e feijão daqui) e a alga é cozida rapidamente pois já vem desidratada. Outra forma de consumo nos países mais tradicionais é cortar as lâminas de Nori e comer misturado sobre o arroz ou macarrão. Também é feito um molho de soja e Nori fervido, e também consumidos em sopas e usados na produção de tempero de alimentos fritos.

Como fazer rolinhos de Nori

É uma receita desintoxicante que as pessoas gostam de usar para emagrecer, pois é bem leve e possui vitaminas, quando as folhas de Nori torradas são usadas recheando com pedaços de verduras, legumes e carne leves. É pouco calórico e fácil de fazer, útil para quem vem ou vai para a academia e está de dieta.

– 2 colheres de sopa de sementes de gergelim
– 5 folhas de alga nori
– 1 abacate pequeno em tiras
– Um pimentão vermelho em tiras
– 1 pimenta vermelha picada
– 10 cm de alho poró em tiras
– 1 mamão papaia em tiras

Desidratar as folhas de Nori em fogo baixo até ficar dourada, estique a alga em uma superfície limpa e plana, faça camadas finas sobre a alga usando os ingredientes da receita (deixe um espaço na borda). Adicione um pouco do molho e do gergelim. Enrole a alga a transforme em rolinhos fechando com água na mão molhada para que cole. A alga tem uma consistência que absorve água e cola quando seca devido a bainha mucilaginosa ao redor das células. Corte em rodelas e sirva com o molho.

– Molho (Sumo de 1 limão; 1 dente de alho amassado; um pouco de gengibre picado à gosto; coentro picado; raspas de limão; 3 colheres de sopa de água mineral. Você também pode acrescentar outros ingredientes à gosto no molho como missô e xarope de glicose de milho (difícil de encontrar aqui, mas é o indicado). Junte tudo e bata no liquidificador para ficar uma pasta e use na receita acima.

Livro Guia de Plantas Medicinais

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 16 de abril - 2017 às 6:17

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.