Processo de emagrecimento e uso goma-guar, sene e psyllium para perder peso

O nosso organismo funciona com a constante quebra de moléculas e formação de novas para obter ou guardar energia dependendo de como está sua alimentação e atividade física (gasto de energia) e isso se chama metabolismo. O Metabolismo é formado de catabolismo que é a quebra de moléculas e o anabolismo que é a síntese de novas.

O catabolismo pode ser entendido como a quebra de ácidos graxos do tecido adiposo para a obtenção de energia, por exemplo, quando o organismo está com falta destes, também a quebra de glicogênio estocado no corpo para formar carboidratos e glicose a fim de alimentar o funcionamento do cérebro, entre outros.

gorda-magra

No anabolismo se dá quando a partir de algumas outras moléculas o organismo forma células, por exemplo, como acontece no músculo quando nos voluntariamos a fazer exercícios físicos para a construção de fibras musculares. O nosso corpo é uma máquina e é programado para que seu funcionamento seja todo em harmonia. Pessoas que tem a tendência a comer muito, vai armazenar o excesso no tecido adiposo como forma de gordura e a pessoa que come cada vez menos a tendência é que o corpo passe a obter a energia através do catabolismo dos ácidos graxos e é aí que mora o perigo, pois se isso for demais, o corpo não consegue mais energia, vai obter das proteínas dos músculos e depois dos órgãos culminando em morte.

O segredo para se ter uma dieta que emagrece é você eliminar do cardápio, mas não totalmente, a gordura e os carboidratos, pois são muito fáceis de digerir e tem pouco gasto de energia no processo, mas isso não quer dizer que você tem que se alimentar de comidas pesadas, mas sim fazer uma combinação perfeita. Um exemplo é o uso da canela que é uma especiaria que faz com que o organismo gaste muita energia para digerir quando se consome, quando esta está inclusa no bolo alimentar. Tem que haver gasto de energia também no processo de digestão. Já o uso de outras plantas que contém saponinas como o Sene dá um efeito laxante e as pessoas hoje em dia estão confundindo pois há gasto de energia no processo de digestão também.

Para você perder peso é preciso começar a fazer atividades físicas, principalmente se for atividades que demandem o exercício dos músculos como levantamento de peso aliando a uma alimentação que não tenha somente carboidratos, mas também proteínas, também diminuindo a gordura da dieta.

Algumas formas de emagrecer de forma natural

O Agar agar é uma substância conhecida por ser extraída de algas para o uso em laboratórios como gel de agarose para calcular o peso molecular de moléculas muito pequenas, pois é só aplicar em cima e esperar ela descer. É encontrado na bainha mucilaginosa dessas algas um gel que é usado em preparações industriais para dar mais viscosidade ao produto e também aumentar o tempo que pode ser usado aumentando a data de validade. A descoberta foi feita quando em um local frio uma pessoa usava a alga de uma espécie de Gelidium sp. alga vermelha que se fazia um caldo para beber. Uma vez esse caldo foi descartado e deixado de um dia para o outro no gelo logo depois do jantar quando essa pessoa não quis mais comer. Quando o gelo derreteu na primavera a pessoa viu, no quintal, que a sopa tinha uma aparência diferente como um gel e que depois de seco, tinha a capacidade de absorver água quando molhado. Além das algas marinhas, há alguns produtos fitoterápicos que agem dessa forma no corpo. A goma-guar (Cyamopsis tetragomolobus) é conhecida para uso no emagrecimento porque tem a propriedade de absorver a gordura dos alimentos fazendo com que passe direto para ser excretado pelo organismo. Os efeitos colaterais são fezes com odor mais forte. O Psyllium (Plantago psyllium) também ajuda porque quando comemos, suas fibras absorvem a água e incham fazendo com que o a sensação de saciedade seja mais alta.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 14 de abril - 2017 às 15:41

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.