Emagrecer saudável – Guia de alimentação e práticas com Ebook grátis

Não se pese todos os dias. As pessoas pensam que perder peso é assim tão rápido que no início do dia (quando estão com o estômago vazio e não beberam água) se pesam e marcam o peso, para no final do dia (quando o estômago está cheio e beberam água) se pesam e acham que “engordaram”. Não é assim que se deve ser. A pessoa quando está em um processo de emagrecimento deve se pesar somente 1 vez por semana, o resto do tempo é focar na dieta. Um bom dia de se pesar é todas as sextas-feiras de manhã, quando nos acordamos, porque geralmente, como é o ultimo dia útil da semana e que a pessoa passou os outros 4 dias com a mesma rotina do anterior, quando se fala de comida e bebida os próximos momentos, como tende a ser de farra, não é bom pra se pesar após isso.

Mulheres na menopausa devem ser mais rigorosas com a alimentação, se elas quiserem emagrecer, porque as calorias se acumulam mais fácil nessa fase. Nessa situação, é bom a mulher tomar chás de valeriana (que acalma) ou de Sálvia, substituindo bebidas por isso, que tomaria na semana (por exemplo, pessoas que tomam cerveja , vinho ou algum tipo de álcool por semana, é bom substituir por isso).

Evitar alimentos e bebidas que contribuem para a obesidade como doces, bolos, cerveja, gorduras saturadas, frituras, massa, salgados (refeições muito salgadas também, porque elas retém o líquido). Ter auto-controle é imprescindível para quem quer emagrecer, mas há um problema, funciona como um vício. Uma pessoa viciada em algum droga como por exemplo o cigarro, quando ela quer parar ela passa um/dois dias sem fumar, quando a vontade aparece ela somente tem o auto controle naquele momento e recusa, logo ela vai se esquecendo ao longo do tempo até estar praticamente livre do desejo de fumar. No início aparece com mais frequência e depois tende a diminuir até desaparecer. Com o desejo de comer muito também, quando a vontade de visitar a padaria aparecer, é só nos lembrarmos que temos um objetivo de perder peso e se esquecer do prazer que aquilo daria, quando a vontade passar, você cada dia mais vai se esquecendo de se empanturrar de comida.

Acrescentar na dieta alimentação vegetariana, mas comendo carne de vez em quando, (os vegetarianos mais radicais, que só comem alimentação vegetariana são mais propensos a serem pessoas magras, que não engordam com facilidade e isso é comprovado cientificamente).

Caminhada Matinal para emagrecer

Combinar alimentação saudável para perda de peso com exercícios físicos é bom para a saúde e para perda de peso. Comece logo comprando o tênis, uma camisa leve e um short de corrida para correr ou fazer caminhada pelas redondezas do bairro. 30 minutos a 1h por dia de caminhada é ideal para emagrecer, principalmente no sol da manhã até às 7:00, ou até às 8 dependendo do lugar (aqui no Nordeste eu já corri até às 9 da manhã e confesso, quase me queimei no sol quente rsrs e suei muito). Aqui é melhor correr até as 8:00. Caminhada, se não emagrecer, pelo menos mantém o corpo saudável, longe de entupimento das veias. Só há perigo para quem tem doenças no coração ou problemas arteriais em algum lugar do corpo. Com a prática de exercícios, se tiver alguma obstrução em algum veia, pode ocorrer dor no local como aparece dor nas pernas quando tem entupimento por essas regiões, e também pode levar ao infarto do miocárdio, quando tem obstruções em artérias no coração. O bom é falar com o nosso médico para ele fazer uma avaliação para saber se pode ou não praticar exercícios. O ideal é começar de leve e depois acelerar aos poucos, e parar em um tempo de caminhada diária. Por exemplo, começa fazendo meia hora por dia e duas semanas depois 45 minutos, um mês depois 1 hora por dia. Ideal para pessoas mais jovens.

Caminhada para perder peso

Ansiedade x fome

A fome pode ser confundida com a ansiedade e o ato de comer pode ser usado irracionalmente por uma pessoa que que está tentando emagrecer, achando que é só fome, quando na verdade é a ansiedade por comida. É preciso distinguir um do outro. Ansiedade é quando aparece tremores, dores de cabeça, suor nas mãos, etc. por causa da falta do prazer de comer, e a pessoa, por causa do prazer que o ato de comer dá, come muito mesmo sem estar com muita fome, somente para ter um prazer momentâneo de esquecer aqueles sintomas. A fome não, por exemplo quando passamos muito tempo sem comer, o nosso organismo, por instinto de sobrevivência mesmo, pede mais comida, dando essa sensação desagradável no estômago, sentimento de estômago vazio ou ronco que deve ser atendido. Pra quem quer emagrecer e viver saudável, o estômago deve ser preenchido com pouca comida numa quantidade maior de vezes por dia. Ou seja, comer fracionadamente, comer pouco muitas vezes por dia, e não comer muito em poucas vezes por dia.

Alimentação saudável para emagrecer

Lembre-se, é bom sempre que assim que acordar, bebermos um copo d’água.

Dicas de alimentação – Abaixo um cardápio bom para ser variado diariamente por quem quer emagrecer

Café da manhã: Copo de leite desnatado, pão, torradinhas, grãos integrais, frutas, cereal, gérmen de trigo, granola, coalhada, aveia, mel, vitaminas, requeijão.
Lanche da manhã: Iogurte, frutas, pão, sucos naturais, biscoitos, chá, barra de cereais.
Almoço: Salada, feijão, arroz, pão, legumes sem molho, purê de batata, sopa de legumes, peixe ou bife (carne vermelha),macarrão, brócolis, gelatina.
Lanche da tarde: Pão com queijo fresco, frutas, iogurte, biscoitos, suco natural, cereais, chá.
Jantar: Feijões, sopas, salada de verduras e legumes, ovo cozido, pão com queijo, frutas, salada verde, peito de frango, queijo, arroz branco, vagem.
Lanche da Noite (Ceia): Iogurte, cereal, queijo, salada de frutas sem açúcar, leite.

Lembrando que não é pra comer isso tudo em um dia só, mas variar entre os dias, combinando os alimentos em cada refeição.

Pra complementar, baixe o Ebook grátis em .pdf da Unimed sobre alimentação saudável

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Ciências Biológicas - UFPB
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Última atualização: 19 de agosto - 2014 às 14:54

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2 Comentários

  1. fernanda abril 14, 2014
  2. Ingrid Alcântara abril 14, 2014

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