Berinjela para emagrecer e baixar colesterol ruim

A berinjela é um legume que pertence à família das solenáceas que tem por parentes as tomates, batatas e pimentões.

Também é considerada um fruto/baga e suas cores podem ser branco para verde mas o mais comum é o roxo escuro.

Ela é de origem asiática, mas já está disseminada em muitas partes do mundo. Ela tem sabor amargo mas cultivadores tem feito o método da polinização cruzada para obter uma variedade menos amargosa, com menos princípios amargos.

Como escolher a melhor berinjela para emagrecer

O primeiro passo antes de se decidir usar berinjela para obter seus benefícios no organismo para emagrecimento e vida saudável é escolher uma berinjela saudável na feira, ou na hora de colher. As melhores são bem firmes, não tem aquele aspecto murcho. A pele deve ser lisa e lustrosa, mas ela não pode ser dura, tem que ser maleável, flexível. Caso queira comer uma que esteja já mais velha, deve ser descascada mas é melhor escolher uma nova pois é na casca que está os seus maiores benefícios.

Além disso, a berinjela ideal para consumo e muito rica em nutrientes deve ser pesada, não pode ser leve. Observe também para que não haja manchas na pele.

Berinjela para emagrecer

Berinjelas
Foto: http://www.restaurantgirl.com/seasonal-eating-eggplant.html

Como cozinhar e usar nos alimentos

É uma fruta/legume que pode ser usada para assar, fritar, refogar, colocar em guisados. Mas ela é muito usada para fazer maceração para emagrecimento.

Compra e armazenamento

Pode guardá-la dentro de um saco plástico na bandeja de legumes da geladeira, assim ele se conservará por vários dias. Certifique-se de que o saco onde ela está esteja perfurado para facilitar a entrada de ar frio para que ela não murche rápido.

Para durar mais tempo na geladeira, cozinhe no vapor e guarde em um recipiente dentro da geladeira.

Sabor

Ela é amarga e nota-se a textura esponjosa quando está comendo.

Componentes

Os componentes que podem ser encontrados na berinjela são os compostos fenólicos, flavonoides, acido cafeico, vitaminas, minerais, e principalmente fitonutrientes com atividade antioxidante.

Benefícios

  • A berinjela tem um flavonoide chamado nasunin que age protegendo o cérebro.
  • Fortalece o organismo porque tem nutrientes e vitaminas essenciais como ferro, cálcio e minerais.
  • Melhora a circulação sanguínea (bom para o cérebro e coração) principalmente os nutrientes encontrados na pele da berinjela. Por isso, escolher as mais novas e com melhor aspecto.
  • Controla a pressão arterial e alivia o stress, por causa dos flavonoides.
  • Evita o aparecimento de coágulos no sangue por causa da vitamina K.
  • Reduz o colesterol ruim (para isso tem que ser consumido mais puro, não em ensopados e misturados em refogados para não acontecer de comer muita gordura).
  • Contém muita água que contém minerais e vitaminas que atuam no organismo ajudando a perder peso e queimar gordura.

Receitas de berinjela para emagrecer

Receita: Corte uma berinjela em pedacinhos pequenos, colocar em um pote de preferência escuro, cobrir com água e deixar por um dia. Esse processo se chama maceração da berinjela. Você pode beber a água em jejum e a noite antes de dormir. Fazendo isso e tomando regularmente, ajuda na perda de peso. Faça esse tratamento por 3 dias, e não faça por mais três dias.

Muita gente faz essa receita de água de berinjela fervendo e fazendo o chá, mas o melhor é fazer a maceração para aproveitar todos os nutrientes da berinjela sem danificá-los e neutralizá-los.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
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Última atualização: 28 de dezembro - 2013 às 1:05

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