É uma planta nova na literatura botânica. O registro mais antigo da planta foi feito pelos árabes no século 11 e era usada como um remédio diurético.


Nome científico
Taraxacum officinale

Características

As folhas são ricas em potássio, (ajuda o corpo a liberar uma quantidade balanceada de sódio pela urina). As flores são bem amarelas. Ela cresce cerca de 30 cm e espalha-se por 45 cm. É perene e tem suas raízes ramificadas.


Componentes Químicos

Minerais (potássio), Lactonas sesquiterpênicas, colina e diversos tipos de vitaminas (A, B, C e E).


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

ColagogaColeréticaDigestivaDiuréticaHepáticaLaxante

É uma planta diurética, colagoga (estimula o fluxo da bile e também estimula o pâncreas), tônica digestiva e hepática e laxante (raiz).

Partes usadas

As partes usadas da planta são as folhas e a raiz.


Como usar / Chás e receitas

Chá de dente-de-leão(infusão)

Serve para cistite, pressão alta e estimular urina. Tomar 1 xícara de uma infusão feita com as folhas da planta, três vezes por dia.

Chá com partes mais duras da planta (decocção)

Serve para estimular o fígado, e para acne, eczema, gota, psoríase, reumatismo e artrose. Tomar 1 xícara do chá feito com a raiz três vezes por dia.

Tintura

Para dissolver pedra na vesícula, para usar como laxante e estimular a produção de bile. Tomar 1 colher de chá da tintura da raiz com as folhas três vezes por dia.

Suco

Para usar para os mesmo problemas anteriores (infusão), ou seja, para dissolver pedra na vesícula, para usar como laxante e estimular a produção de bile, sendo que querendo obter um resultado melhor (mais forte), faça este suco: Bateras folhas em um processador e tomar 4 colheres de chá três vezes por dia.



Cuidados no uso e advertências

Atenção: Não usar na gravidez (veja as ervas medicinais abortivas). Se tiver calculo renal ou na vesícula biliar use com acompanhamento médico.


Localização

Há diversas espécies espalhadas pelos continentes.


Cultura e como plantar

Plantar em sol direto. Plantar em qualquer tipo de solo (faça uma compostagem para garantir). Plantar na primavera, de preferência. Ela se espalha rápido mas não em longas distâncias. Usa-se como chá, decocção, suco tintura e também em saladas. Colher as folhas novas para usar em saladas. Colher as folhas grossas e grandes no verão para usar em chás e infusões. Colher as raízes para decocção quando a planta já estiver grande, no outono.


Fotos:

Dente de leão

Foto: Mitz mitz – Sxc.hu

Última atualização: 29 de maio - 2014 às 17:41

Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "d"

  • Dedaleira
  • Douradinha do campo
  • Dormideira (mimosa)
  • Damiana
  • Dente-de-Leão
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter