Damiana é uma erva, conhecida como um arbusto mexicano e nos últimos anos vem crescendo o interesse mundial sobre essa planta, particularmente nos EUA e Europa, colocando ela entre as mais buscadas em algumas lojas de produtos naturais por esta erva por causa de seus poderes medicinais, mais precisamente para energizar o corpo e aumentar o apetite sexual. Usada nos tempos antigos pelos Maias também como afrodisíaco para desinibir e aflorar a vulva.


Nome científico
Turnera diffusa, Turnera aphrodisiaca, Damiana aphrodisiaca

Outros Nomes

Herba de la pastora, Vassoura-de-senhoras, Herba tunerae diffusae


Família
Turneraceae

Componentes Químicos

Glicosídeos fenólicos, glicosídeos cianogenéticos, princípio amargo, óleos voláteis. Nessa planta tem óleos que são os responsáveis pelo efeito afrodisíaco, que contém princípio ativo que estimula o sistema genital.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AfrodisíacaDigestivaTônicaTônica amarga

Começou quando em 1870, nos EUA e Europa, ela passou a ser usada largamente depois que a Farmacêutica americana Helminck and Company de Washington D.C. colocou a planta no mercado para aumentar a libido de pessoas com idade, que era grande o público na época para isso, aumentando a publicidade em cima da planta. Rapidamente se viu naquela região depois de pesquisas, pessoas mesmo de idade, relatando que o desempenho sexual e secreção das áreas íntimas aumentaram.

Logo, no ano de 1884 os órgãos farmacêuticos de lá começaram a divulgar sua eficácia, e começou a ser largamente usado pela população. Mas deve-se levar em conta que depois de 1920, ela era comparada com a cocaína, quando não tinha muitas regras de fitoterápicos onde fazia com que o uso não fosse bem aceito. Mas hoje em dia ela é usada em combinações com outras ervas e bem aceita.

Posteriormente, a partir daí ela parou de ser muito usada, sendo somente aumentado seu uso depois de 1960 com o movimentos hippies que procuravam nessa planta efeitos alucinógenos e narcóticos, e fazia uso dela misturada a outras.

Como usar / Chás e receitas

No México eles tem um licor preparado com a Damiana, mas você pode usar misturado com outras ervas, como por exemplo, com o Chá de Damiana com Goji, ou Chá de Damiana com Hortelã-pimenta e Ginkgo Biloba, entre outros ingredientes.

Pode usar a erva seca para fazer chá -icor e tintura, mas é mais comum em forma de cápsulas ou como um extrato líquido. Procurar em casas de naturalistas ou homeopatia.

Damiana também é fumada em muito países, seja enrolando a erva em papel ou vaporizador, para ser aproveitado o seu efeito relaxante que dura uma hora, paranoia e euforia por eles. Apesar de não ser recomendada essa prática, para não mandar gás carbônico para o pulmão, que faz mal, muita gente usa.


Pra que serve? (indicações)

ansiedadeasmabronquitedepressãoimpotênciaindigestãoinfertilidadepreguiça

    Localização

    Planta nativa do México e fronteira de México e Estados Unidos (New Mexico).


    Fotos:

    damiana

    Damiana – Foto: Sophia La – https://www.flickr.com/photos/lizardkingvintage/5590680389/in/photostream/

    Última atualização: 29 de março - 2017 às 19:53


    Faça parte do nosso grupo no Facebook

    grupo facebook

    Lista das plantas medicinais de A a Z

    Continue lendo mais plantas com letra "d"

  • Damiana
  • Dedaleira
  • Douradinha do campo
  • Dormideira (mimosa)
  • Dente-de-Leão
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter