Cranberry ou oxicoco é uma fruta que é muito consumida nos Estados Unidos, pois é nativa de lá, e vem crescendo seu uso também no Brasil. Possui propriedades que são benéficas para o sistema urinário, combatendo infecções bacterianas. A fruta é azeda e pode ser usada para consumo puro ou para fazer suco.


Nome científico
Vaccinium macrocarpon, Vaccinium oxycoccus

Outros Nomes

Uva do monte, Cranberry, Cranberry da América, Airela


Família
Ericaceae

Características

Nos Estados Unidos ela é análoga a blueberry. Em livros específicos ela é descrita com um arbusto sempre-verde de partes do hemisfério norte que dá um fruto semelhante a bagas de cor vermelha. Elas são colhidas quando apresenta uma coloração avermelhada e pode ser feito suco ou drenada para ser impregnada em açúcar e comer ela dessa forma enrugada / desidratada.


Componentes Químicos

Ácido benzóico, Flavonoides, Antocianinas, Catequina, Ácido cítrico, Ácido málico, Ácido elágico, Ácido acético, Ácido ascórbico, Vitamina C, Ferro, Magnésico, Pectina, Potássio, Selênio, Zinco, Fibra, Polifenois antioxidantes


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AntibióticaAntissépticaBactericidaFebrífugaTônica amargaVasodilatadora

Existe muitas dúvidas sobre o Cranberry em mulheres que o consome nos Estados Unidos pois a infecção urinária acontece com frequência em mulheres grávidas e esta fruta é benéfica para o sistema urinário e cura infecções. Muitas tem medo de consumir por causa de efeitos colaterais mas um estudo foi feito com 400 mulheres para saber se tinha algum problema. O resultado foi que o suco da fruta ou o próprio fruto não trazem problemas. Porém na lactação o efeito é desconhecido.

Previne a aderência de bactérias no epitélio da bexiga bloqueando a capacidade da Escherichia coli infeccionar a mucosa urinária.

O consumo de Cranberry diminui o odor na urina, sendo aconselhado para quem tem problema de incontinência urinária, diminuindo os problemas no meio social. São principalmente indicadas para infecções bacterianas na bexiga ou sistema urinário.

Partes usadas

Frutos


Como usar / Chás e receitas

É consumido como suco, principalmente no local do mundo onde ele é popular, nos Estados Unidos da América.

No início de tudo eles usavam como comida, como suplemento nutricional, tintura para o cabelo para deixar avermelhado e fazer cataplasmas para cicatrização de feridas de modo externo. Também usava o fruto em combinação com as folhas para tratar de diarreia, infecção urinária, problemas no estômago, no fígado, diabetes, etc. Hoje em dia é mais usado para desordens no sistema urinário por causa das evidências científicas. Ela contém substâncias que previne a adesão de bactérias a parte interna da bexiga, lavando a bexiga e a uretra quando você urinar. Não somente a Escherichia coli pode ser tratada e evitada, a Cranberry livra o consumidor da Helicobacter pilori, bactéria que causa danos ao estômago e causa úlcera podendo até evoluir para um câncer. Como um Antisséptico, previne cárie dental eliminando placa bacteriana. Por ser tão benéfica ao sistema urinário, também previne pedra nos rins.


Pra que serve? (indicações)

Antioxidante AntiescorbúticaAsmasCálculo biliarCâncer Câncer são vários tipos de doenças, seja no reto, seja na boca, seja no pulmão que ocorre no tecido quando o crescimento desordenado de células começa a invadir os Saiba mais...cistitediabetesEscorbutofalta de apetiteFebre Aqui denominada febre de origem obscura, ou desconhecida acontece quando não se sabe a causa. Quando é medida no paciente com quantos graus ele está e acusa a partir d Saiba mais...incontinência urináriainfecção urináriaPedras nos rinsPeitoral

Cuidados no uso e advertências

A administração desta planta, seja como remédio natural fitoterápico ou o próprio suco da fruta como é consumido, pode mudar o efeito de alguns medicamentos. Caso esteja tomando, fale com o seu médico antes consumir o Cranberry. Caso haja algum problema depois de tomar, não dê leite a pessoa, procure imediatamente o pronto socorro.

Os sintomas que podem ocorrer quando se consome Cranberry demasiadamente são principalmente diarréia, dor no estômago, reações alérgicas (erupções cutâneas, comichão, inchaço), tonturas e palpitações. Isso pode acontecer mais com fitoterápico, não no consumo do fruto in natura.


Localização

Nativa da América do Norte

A planta foi descoberta pelos colonos primeiramente em Massachussets que passaram a exportar para a Inglaterra, onde eles usavam primeiramente como comida. Hoje em dia, depois de descobrir seus efeitos medicinais é que são bem mais comercializadas para tratar de doenças ou evitar. A fruta é tão importante nessas terras que existe até festivais de Cranberry, nos festivais de inverno na Inglaterra e dia de ação de graças no Canadá.


Mais sobre esse assunto

Alguns estudos clínicos com o Cranberry, principalmente na ação no organismo de gestantes

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19751320

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18204103


Fotos:

cranberry

Frutos de Cranberry tanto desidratados quanto naturais na árvore – Foto: Universidade de Massachussets

Última atualização: 19 de agosto - 2015 às 1:35
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "c"

  • Casca-preciosa
  • Café
  • Chacrona (Psychotria viridis)
  • Cipó-mariri - Ayahuasca (Banisteriopsis caapi)
  • Coqueiro - Cocos nucifera
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter