Conheça as 10 frutas que mais engordam

Se você quer tanto engordar como emagrecer, as frutas são um ponto importantíssimo na sua dieta: além de calorias, elas trazem diferentes micronutrientes como vitaminas e sais minerais, além de antioxidantes e diversos compostos úteis para nosso corpo. Nesse artigo, conheça as 10 frutas que mais engordam e use essa informação na sua dieta!

acai-engordar

Importante!

Vale lembrar que as frutas trazem carboidratos considerados “bons”: eles no geral não trazem um pico de insulina (têm uma absorção mais lenta) e são muito melhores que os carboidratos ditos “industrializados”, como o açúcar e a farinha de trigo refinados. Se você está usando a informação desse artigo para engordar, manda ver! Se está procurando emagrecer, saiba que banir frutas da dieta não é o indicado. O que você deve fazer é uma dieta adequada e acompanhamento com um bom nutricionista. As frutas só engordam se você estiver em uma dieta onde ganha mais calorias do que engorda, ou se exagerar em frutas muito calóricos. No geral, as frutas devem ser uma das primeiras opções em um cardápio saudável.

Saiba usar as informações do jeito certo e, agora, vamos ao top 10!

Quantidade por porção: vamos considerar todas as frutas em uma porção de 100 gramas. Vale lembrar também que as frutas variam na quantidade de calorias, de acordo com a forma como foram produzidas, tipo de terra e fertilizantes e assim por diante. Essas são apenas médias, portanto não se prenda tanto a números. 😉

#10: Goiaba

Goiaba

A goiaba está presente na mesa do brasileiro e de outras nacionalidades de várias formas, como goiabadas, doces, sorvetes, sucos e molhos. A goiaba vermelha é uma grande fonte de vitamina C (4 a 5 vezes mais que a laranja comum), além de vitaminas A e do complexo B, cálcio, ferro e fósforo.

Calorias por 100 gramas: 68 kcal

#9: Uvas

Uva

As uvas são ricas principalmente em sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio. As vitaminas mais encontradas, assim como a goiaba, são as do complexo B e C. Pode ser consumida pura ou com vários tipos diferentes de sucos e é a base para o tão gostoso vinho.

Calorias por 100 gramas: 69 kcal

#8: Pêssegos em calda

Pessegos-em-calda

Considerada uma sobremesa deliciosíssima para muitas pessoas, os pêssegos em calda são, realmente, uma maravilha para o paladar. Os pêssegos enlatados em calda, além de uma boa quantidade de carboidratos, trazem ainda vários nutrientes como fibras, sódio, cálcio, ferro, magnésio, zinco e cobre, entre vários outros.

Calorias por 100 gramas: 72 kcal.

#7: Cerejas em Calda

Cerejas-em-calda

As cerejas, por sua vez, são também grandes aliadas de quem quer engordar e de qualquer outra pessoa. Além de vitaminas e sais minerais, a fruta é rica em fibras. Possui ácido salicílico, que auxilia no combate de várias doenças reumatológicas e outras, além de antocianinas, estas últimas com propriedades antiinflamatórias.

Calorias por 100 gramas: 83 kcal.

#6: Banana

Banana

A Banana é uma fruta típica do Brasil e, por ser uma das mais baratas, está presente na maioria das dietas brasileiras. Além de carboidratos, ela é rica em vitaminas do complexo B, potássio e magnésio. É útil tanto para crianças (estão presentes em várias composições das baby foods) como para adultos e preferida por esportistas.

Calorias por 100 gramas: 90 kcal.

#5: Caqui

Caqui

O caqui é uma fruta com várias propriedades benéficas à saúde. É fonte de sais minerais e vitaminas E e C, além de betacaroteno, um antioxidante que se transforma na vitamina A em nosso organismo, fortalecendo cabelos, unhas, pele e atuando na formação da melanina, auxiliando no bronzeamento da pele e na proteção de raios ultravioleta.

Calorias por 100 gramas: 127 kcal.

#4: Abacate

Abacate

O abacate é um grande aliado para pessoas que desejam engordar, por várias propriedades nutritivas. O abacate é composto por aproximadamente 30% de gordura monoinsaturada, um tipo de gordura considerada benéfica para a saúde. O abacate é ainda uma das frutas com maior quantidade de proteínas e Vitamina A, e conta ainda com ferro, magnécio, vitaminas C e B6.

Calorias por 100 gramas: 160 kcal.

(Veja esta receita de vitamina com abacate e pistache)

#3: Figos Secos

Figos-Secos

O figo é um alimento um pouco mais caro e raro de se ver na mesa do brasileiro, porém é uma das frutas mais calóricas quando consumidos secos. Os figos também são fontes de vitaminas e sais minerais variados e também conta com uma boa quantidade de fibras. Os figos ainda são fonte de Ômega 3 e 6, pectina e fenóis que previnem doenças cardíacas.

Calorias por 100 gramas: 255 kcal.

#2: Coco

Coco

A parte interna do coco, quando consumido, traz uma grande quantidade de calorias e é a fruta nº 2 em nosso ranking, perdendo apenas para a polpa de açaí. O coco traz uma grande quantidade de Vitamina B5, ferro, fósforo e zinco. Tem alta quantidade de fibras e suas calorias são compostas principalmente por gordura saturada, chegando a até 120% das necessidades diárias.

Calorias por 100 gramas: 290 kcal.

#1: Polpa de Açaí

O Açaí é a fruta sulamericana que ganhou o mundo: os gringos amam produtos à base de açaí, presente em várias marcas no exterior. É uma fruta também composta principalmente por gorduras, monoinsaturadas e poliinsaturadas, ambas úteis dentro de uma dieta saudável. O açaí ainda tem grandes propriedades antioxidantes, pelo seu pigmento antocianina e outros compostos. Não é fonte de ferro, como muitas pessoas pensam. As calorias aqui dizem respeito à polpa seca.

Calorias por 100 gramas: de 425 a 525 kcal.

Polpa-de-Acai

E aí, gostou do nosso top 10? Deixe sua opinião nos comentários e se tiver quaisquer dúvidas, comente e responderemos sempre que possível. Se você quer engordar, aproveite as frutas que engordam (e veja esse outro post onde falamos sobre suplementos) e, se quer emagrecer, consuma com moderação e nunca passando do seu nível calórico diário ideal!

 

Última atualização: 18 de agosto - 2013 às 19:49

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

9 Comentários

  1. João Roberto julho 18, 2014
    • Ingrid Alcântara julho 19, 2014
      • Anônimo fevereiro 1, 2015
    • Anônimo janeiro 28, 2015
  2. Orlene De Sá Leal Macedo outubro 21, 2014
  3. Orlene De Sá Leal Macedo outubro 21, 2014
  4. aldo de lima maciel fevereiro 19, 2015
  5. Juh Araujo julho 16, 2015
  6. Francisco Luiz da Silva dezembro 2, 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.